ADEUS!
ADEUS decretado e Raquel Lyra ciente em PE: 3 restaurantes famosos sofrem com FIM arrasador em Recife
28/03/2025 às 17h00

Até a governadora, Raquel Lyra (PSD) está ciente! Três grandes restaurantes fecham as portas no Recife, em Pernambuco. Veja os detalhes
Um grande fato no mundo dos negócios é que em algum momento, uma crise pode chegar e pegar milhões de surpresa. Aliás, esse foi o caso da pandemia de Covid-19, que fechou milhares de estabelecimentos no mundo todo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, no Brasil, muitos negócios fecharam as portas e desistiram mesmo após a crise sanitária ter sido resolvida. Como é o caso de três restaurantes icônicos no Recife, em Pernambuco.
O estado governado atualmente por Raquel Lyra, conforme apurado pelo TV FOCO, contou com centenas de fechamentos, mas, os três restaurantes que se despediram no Recife, marcou a vida dos recifenses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Wiella Bristô, Barrazzoni Piedade e Bottega Bastardi, famosos por seu atendimento de excelência, encerraram suas atividades de forma definitiva, impactando clientes fiéis e o setor de alimentação.

Um fim arrasador para três nomes de peso
Com localizações privilegiadas em ruas e avenidas movimentadas, os restaurantes conquistaram uma clientela fiel ao longo dos anos. Mas, em 2020, suas portas acabaram fechadas, e a esperança de retorno foi se esvaindo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus R$ 1518: Aposentados do INSS em pânico com medida do Governo sobre novo pente-fino
● “Essa decisão não foi fácil”: Fim de supermercado popular no Brasil chega em 2025 e clientes choram
● Nada de trabalhar 8h por dia: Lei trabalhista em vigor traz 4 atitudes que reduzem carga horária de CLTs
- Wiella Bristô (Av. Eng. Domingos Ferreira, 1274, Pina) despediu-se de seus clientes com a promessa de voltar “assim que as autoridades governamentais permitirem”. A casa era referência em cozinha internacional e fazia parte da rotina gastronômica de muitos recifenses.
- Barrazzoni Piedade, conhecido pela sua pizzaria de alta qualidade e choperia impecável, funcionou por 26 anos e deixou saudades. O empreendimento de Licínio Dias e Lula Sampaio foi uma referência em pizzas assadas em forno de lenha e chopes bem tirados.
- Bottega Bastardi (Av. Conselheiro Aguiar, 323) trouxe ao Recife uma proposta sofisticada de cozinha italiana e wine bar. Seu encerramento representa uma grande perda para os amantes de vinhos e culinária contemporânea.
Ademais, a pesar da promessa de retorno, como a do Wiella, infelizmente, conforme apurado, os três restaurantes não retornaram as atividades.

O impacto da crise
Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), cerca de 7 mil negócios do setor fecharam em Pernambuco devido à pandemia, sendo 40% do mercado, resultando na demissão de cerca de 35 mil trabalhadores.
O fechamento definitivo de Wiella, Barrazzoni e Bottega marca uma era que se encerra na gastronomia recifense. Ademais, enquanto os clientes lamentam a perda desses ícones, o setor segue buscando formas de se reinventar.

Considerações finais
- Em suma, o fechamento de Wiella Bristô, Barrazzoni Piedade e Bottega Bastardi marca o fim de uma era na gastronomia recifense.
- A pandemia trouxe desafios que muitos negócios não conseguiram superar, transformando o setor e os hábitos de consumo.
- Apesar das perdas, a cena gastronômica segue em movimento, buscando novas formas de se reinventar.
- Recife tem tradição em boa comida e hospitalidade, e, mesmo com despedidas dolorosas, sempre encontra caminhos para seguir em frente.
Afinal, qual o restaurante mais famoso no Recife?
Recife tem vários restaurantes famosos, como Chiwake, Tio Pepe e o Restaurante Leite. Com mais de uma década no Recife, o Chiwake serve pratos peruanos e Nikkei, uma fusão de culinária japonesa e peruana.
Localizado em um casarão vermelho no bairro de Boa Viagem, o Tio Pepe é considerado um dos melhores restaurantes para experimentar comida pernambucana.
Já o Restaurante Leite, mais antigo restaurante em funcionamento do Brasil, localizado em um casarão histórico na Praça Joaquim Nabuco, no bairro de Santo Antônio, centro do Recife.
Por fim, veja: Por R$3,4M: Restaurante amado do RJ fecha as portas após 70 anos e deixa clientes aos prantos em 2025
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.