AGORA

Prazo de pagamento e valores: 3 sentenças do 13º salário do INSS em 2025 chegam voando aos 60+ hoje (26)

13º salário, INSS

Entenda regras do INSS (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aposentados e pensionistas seguem com algumas dúvidas sobre o adicional, mas parte das informações já está disponível

Os beneficiários do INSS seguem com expectativas de que o pagamento do 13º, mais uma vez, seja antecipado este ano. Nesta quarta-feira, dia 26, surgiram novos esclarecimentos a respeito do salário extra.

Segundo o G1, o Ministério da Previdência Social solicitou ao Governo Federal que os recursos tenham antecipação este ano. No entanto, o assunto ainda está em discussão e deve ter novos desdobramentos sobre as datas nos próximos dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS
O INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões, entre outros (Foto: Agência Brasil)

Afinal, quando será pago o 13º salário do INSS?

Baseado nos últimos 4 anos, o calendário deve ser mantido pelo Ministério da Previdência. Isso vem acontecendo desde 2020, quando o país enfrentou a pandemia e diversos brasileiros passaram por uma forte crise financeira.

O INSS, então, passou a priorizar aqueles que recebem o salário mínimo, dividindo em duas parcelas entre abril e junho. Este ano, o piso subiu para R$ 1.518. Nas próximas semanas, o Governo Federal deve divulgar as datas oficialmente, atendendo aos idosos.

Previdência já solicitou antecipação do 13º, mas aguarda resposta do Governo Federal (Foto: Divulgação)

O Benefício de Prestação Continuada garante direito ao 13º salário?

Não. Até o momento, o adicional segue exclusivo para os trabalhadores, aposentados e pensionistas, não tendo validade aos idosos que recebem o BPC. Este ano, inclusive, surgirão novas regras no processo de concessão desse auxílio que serve para amparar os cidadãos em situação vulnerável.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por enquanto, Benefício de Prestação Continuada não garante acesso ao 13º salário (Foto: Agência Brasil)

Como é calculado o valor do 13º salário?

O valor corresponde ao salário dividido por 12, que equivalem aos meses do ano. Na divisão das duas parcelas, para quem recebe o mínimo, deve vir um extra de R$ 759 em cada mês – além, claro, do fixo.

O cálculo do 13º tem base no salário e o INSS prioriza aqueles que ganham o mínimo (Foto: Divulgação)

Conclusão

+ Contudo, veja ainda outras notícias sobre as aposentadorias do INSS e benefícios sociais!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile