Aposentados e pensionistas seguem com algumas dúvidas sobre o adicional, mas parte das informações já está disponível
Os beneficiários do INSS seguem com expectativas de que o pagamento do 13º, mais uma vez, seja antecipado este ano. Nesta quarta-feira, dia 26, surgiram novos esclarecimentos a respeito do salário extra.
Segundo o G1, o Ministério da Previdência Social solicitou ao Governo Federal que os recursos tenham antecipação este ano. No entanto, o assunto ainda está em discussão e deve ter novos desdobramentos sobre as datas nos próximos dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal, quando será pago o 13º salário do INSS?
Baseado nos últimos 4 anos, o calendário deve ser mantido pelo Ministério da Previdência. Isso vem acontecendo desde 2020, quando o país enfrentou a pandemia e diversos brasileiros passaram por uma forte crise financeira.
O INSS, então, passou a priorizar aqueles que recebem o salário mínimo, dividindo em duas parcelas entre abril e junho. Este ano, o piso subiu para R$ 1.518. Nas próximas semanas, o Governo Federal deve divulgar as datas oficialmente, atendendo aos idosos.
O Benefício de Prestação Continuada garante direito ao 13º salário?
Não. Até o momento, o adicional segue exclusivo para os trabalhadores, aposentados e pensionistas, não tendo validade aos idosos que recebem o BPC. Este ano, inclusive, surgirão novas regras no processo de concessão desse auxílio que serve para amparar os cidadãos em situação vulnerável.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como é calculado o valor do 13º salário?
O valor corresponde ao salário dividido por 12, que equivalem aos meses do ano. Na divisão das duas parcelas, para quem recebe o mínimo, deve vir um extra de R$ 759 em cada mês – além, claro, do fixo.
Conclusão
- Em resumo, os aposentados e pensionistas já aguardam pelo 13º salário de 2025;
- O Ministério da Previdência pediu pela antecipação ao Governo Federal, mas aguarda resposta;
- As datas ainda não estão confirmadas, mas já existem, pelo menos, 3 informações em circulação;
- Pagamentos podem acontecer em abril, BPC não terá adicional e calendário priorizará o mínimo.
+ Contudo, veja ainda outras notícias sobre as aposentadorias do INSS e benefícios sociais!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE