Crise e problemas de estrutura atingiram prédios onde funcionavam importantes centros comerciais
Este ano, 193 shoppings estão funcionando no estado de São Paulo, como revelou um levantamento da Abrasce. No entanto, nos últimos anos, a lista contava com, pelo menos, outros 3 abertos ao público.
Entre eles, o Shopping Center Matarazzo, fundado na década de 70, na Zona Oeste da capital. O supermercado interno e um enorme restaurante do McDonald’s no estacionamento chamavam atenção.
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Mas, a chegada da concorrência e o aumento do comércio em torno do local acabaram fazendo com que o movimento diminuísse drasticamente. Ele ficava próximo ao Parque Antarctica, que virou o atual Allianz Park, onde hoje funciona o Bourbon.
Afinal, o que aconteceu?
Segundo o Estadão, o West Plaza, que abriu as portas no início da década de 90, deu início à queda do Matarazzo, que, até então, era o pioneiro. Depois disso, a crise foi se estendendo, até que não conseguisse mais bater de frente com a concorrência.
Na época, o shopping tentou inovar com alguns empreendimentos, mas nenhum deu certo. Eles lançaram uma pista de patinação da Maxi-Roller e uma nova praça de alimentação, que não foram suficientes para segurar os clientes. Em 1997, após 22 anos, o estabelecimento foi a leilão.
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O acúmulo de dívidas já era alto, girando em torno de IPI, ICMS, entre outros vários impostos. Com isso, já não havia mais escolhas, além de encerrar as atividades. O espaço teve arrematação de R$ 18,5 milhões pelo Grupo Zaffari, que ergueu o Bourbon, lançado em 2008.
Shopping Capital
O prédio, localizado na Avenida Paes de Barros, próximo aos bairros da Mooca e Belém, na Zona Leste, recebeu uma intimação da prefeitura em 2006, porque a área excedia a planta aprovada. Desde então, houve outras tentativas, mas o espaço acabou sendo abandonado, como segue até hoje.
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Mart Center
Inaugurado na década de 80, na Vila Guilherme, o centro de compras teve seu fim decretado oficialmente em 2011. No entanto, virou um grande espaço para shows e eventos. O lugar leva o mesmo nome, mas desativou todas as antigas lojas.
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Conclusão
Em contrapartida, a Abrasce revelou que o setor dos shoppings bateu recorde de faturamento em 2024, com projeções que ultrapassam R$ 201,7 bilhões em negócios gerados e um crescimento de 3,6% em relação ao desempenho de 2023.