Banco Central expõe bombas sobre cartões de crédito, PIX e juro dos bancos
O Banco Central é responsável por gerenciar o meio circulante, que nada mais é do que garantir, para a população, o fornecimento adequado de dinheiro em espécie. Mas, ele também acaba tendo relação com os cartões de crédito, Pix e tudo que os bancos aprontam.
E hoje vamos falar de três viradas envolvendo o Banco Central que vão afetar diretamente os brasileiros. Os populares cartões de crédito e PIX, passarão por grandes mudanças.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O FIM DOS CARTÕES DE CRÉDITO?
Abrimos as notícias falando a respeito do fim dos cartões de crédito. Hoje os responsáveis por ajudar os brasileiros a fazer suas compras, podem estar com os dias contados. Mas, por qual motivo? Simples, a existência do Pix. Conforme informações do Portal Terra, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, acredita que o Pix pode evoluir para a função crédito e assim vai excluir os cartões.
“Com o crédito no Pix você não precisa mais, em tese, de cartões de crédito ou de MDR (taxa de desconto que as credenciadoras recolhem dos lojistas). Você consegue replicar o fluxo que hoje o cartão de crédito faz entre o banco, o lojista e o consumidor”, disse ele em junho desse ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOVIDADE SOBRE O PIX
Agora, conforme informações do portal oficial do Banco Central (bcb.gov.br), uma normativa que define as regras de funcionamento do PIX Automático já foi divulgada. A notícia foi exposta no último dia 11 desse mês.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foram publicadas a Resolução BCB 360, que altera o Regulamento do Pix, anexo à Resolução BCB 1, de 12 de agosto de 2020; a Resolução BCB 361, que altera o Manual de Penalidades do Pix, anexo à Resolução BCB 177, de 22 de dezembro de 2021; e as Instruções Normativas 436, que estabelecem, respectivamente, os procedimentos operacionais do Pix Automático e as regras de limites de valor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, como essa medida ajuda? Os usuários podem autorizar previamente transações periódicas em suas contas sem a necessidade de autenticação no momento da transferência.
E QUAL A NOTÍCIA ENVOLVENDO OS BANCOS?
No caso dessa notícia, é uma que afeta os bancos de forma negativa e faz a alegria dos brasileiros. Conforme informações do EXAME divulgadas em 10 de agosto, o Banco Central estuda acabar com o rotativo do cartão de crédito, que está em 454%.
Segundo o presidente do Banco Central, o cliente que não pagar a fatura do cartão de crédito entraria automaticamente em um parcelamento, com juros ao redor de 9%. O tema deve ser incluído na Medida Provisória que criou o Desenrola.