Benefícios extraordinários: 3 vitórias à caminho para os idosos
Os benefícios assistenciais vieram com tudo neste início de ano e os idosos irão se surpreender ao saber dessas três grandes vitórias, que estão chegando para trazer dias de alegria e prosperidade em suas vidas.
A primeira grande notícia diz respeito ao novo modelo do Bolsa Família, cujo valor do benefício varia de acordo com o núcleo familiar, fazendo com que cada integrante tenha tem direito a R$ 142 mensais, sendo que cada família deve receber pelo menos R$ 600.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, a pessoa idosa tende a receber o valor integral, já que caso a soma dos benefícios individuais não atinja esse valor, haverá o repasse de uma quantia complementar, até que o piso seja atendido.
Outra novidade é a criação do Projeto de Lei 6178/23 cria no Sistema Único de Saúde (SUS), o programa Exames da Melhor Idade, uma espécie de “convênio gratuito”.
O objetivo dele é oferecer ações e serviços com intuito de prevenir e diagnosticar doenças e problemas de saúde em pessoas idosas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda analisado pela Câmara dos Deputados, sem prazo para ser votado, o projeto altera o Estatuto da Pessoa Idosa e deverá avaliar ainda a saúde psicológica e a situação vacinal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a Agência Câmara de Notícias, o projeto irá : “criar um programa de avaliações regulares em idosos, permitindo a detecção precoce de doenças e de condições de saúde, favorecendo intervenções preventivas eficazes”, explica o autor, deputado Marx Beltrão (PP-AL). “Essa estratégia aumenta o contato da pessoa idosa com os serviços de atenção primária e cria oportunidades para a promoção da saúde”, diz o texto, no site oficial do órgão.
Por fim, outra novidade é que agora este público é isento do pagamento da Zona Azul em São Paulo, se tiver o cartão de estacionamento do idoso em mãos.
Quais outras importantes vitórias conseguidas pelo público idoso?
Outras vitórias foram oriundas do Estatuto do Idoso, como a garantia que pessoas com 60 anos possam estacionar em vagas especiais e garantir passagens gratuitas em transportes públicos, dois importantes avanços para essa faixa etária, que tanto trabalhou para construir o país e hoje recebe os benefícios mais que merecidos.