Tralli cravou 3 vitórias aos aposentados do INSS
César Tralli é âncora do Jornal Hoje e sempre deixa os telespectadores bem informados sobre as últimas notícias sobre o INSS.
O jornalístico da Globo noticiou 3 vitórias do Instituto Nacional do Seguro Social, sendo 1 nova lei salvadora já em vigor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O âncora expôs que o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, possui a intenção de diminuir o tempo de espera da fila do INSS para 30 dias.
Atualmente, o tempo de espera para análise de um benefício é de 49 dias.
Para quem não sabe, o INSS supera o prazo legal para a concessão de um benefício, quando enfim o pagamento é liberado, o instituto tem que pagar o atrasados, o que causa impacto nos cofres públicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Tempo Médio de Concessão (TMC) leva em conta os requerimentos que estão no estoque descontando os pedidos que estão em exigência.
Esse período faz parte do processo que depende exclusivamente do segurado, por isso não cabe contabilizar. Acordos internacionais e análises de pós-perícia ficam fora do cálculo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAIS SÃO AS OUTRAS 2 VITÓRIAS CRAVADAS POR TRALLI?
Já em outra edição do telejornal, desta vez em setembro de 2023, César Tralli escancarou outra vitória da autarquia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O noticiário revelou, ao vivo, que o órgão precisou tomar uma atitude para reduzir a fila de espera imensa. O fato é que a autarquia passou a ligar para dar um aviso as pessoas.
“O INSS começou a telefonar pra quem está na fila de espera para receber o benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença”, destacou Tralli.
Durante outra edição do Jornal Hoje, em outubro de 2023, o apresentador expôs a terceira grande vitória aos brasileiros que anseiam a chegada de um benefício.
“A partir de hoje, as agências do INSS passam a receber atestado médico para pedido de auxílio-doença sem a necessidade de fazer o agendamento prévio. Esse agendamento vai ser feito por senha e o atestado médico tem que estar legível, sem rasuras e ter sido emitido há pelo menos 90 dias”, declarou ele.
COMO FUNCIONA A APOSENTADORIA POR INCAPACIDADE CONCEDIDA PELO INSS?
Passar por um problema de saúde pode causar vários problemas e um deles é a impossibilidade para trabalhar, por isso existe a aposentadoria por incapacidade temporária e/ou definitiva do INSS.
Trata-se do antigo auxílio-doença e/ou aposentadoria por invalidez previdenciária para quem trabalha de carteira assinada ou é autônomo e contribui para a Previdência Social.
Para ter direito à aposentadoria por incapacidade, o segurado deve atender a alguns requisitos de acordo com informações do portal Revista dos Benefícios:
- Estar incapaz de trabalhar, de acordo com a avaliação de um médico perito do INSS;
- Comprovar a incapacidade através de perícia médica;
- Cumprir a carência mínima de 12 meses de contribuição para o INSS (exceto em alguns casos específicos);
- Estar trabalhando no serviço público ou contribuindo para a Previdência Social no momento em que ocorreu a incapacidade;
Contudo, para dar entrada na solicitação, o interessado deve acessar o site ou aplicativo do Meu INSS. Inicialmente, o segurado passará por uma etapa administrativa, onde serão avaliados os documentos que confirmam sua condição de segurado.
Em seguida, na segunda fase, o segurado passará pela triagem médica, que inclui a realização da perícia médica.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Primeiramente, é um fato falar que o INSS é uma das principais autarquias do Governo Federal.
Responsável pelo pagamento da aposentadoria e outra gama de benefícios aos brasileiros, o órgão está sempre em alta nos principais noticiários, como é o caso do Jornal Hoje, comandado por César Tralli.
Inclusive, o jornalístico da Globo noticiou 3 vitórias do Instituto Nacional do Seguro Social, sendo 1 nova lei salvadora já em vigor.
Portanto, o prazo da concessão da aposentadoria foi reduzido, assim como uma medida para diminuição da fila do benefício de incapacidade e o lançamento do Atestamed.
Agora quem quer dar entrada no antigo auxílio-doença, não é mais necessário realizar agendamento prévio.