Milhões de brasileiros beneficiados: 3 grandes vitórias confirmadas no INSS e Caixa em 2024
À medida que o ano de 2024 se desenrola, uma série de mudanças nos serviços oferecidos pela Caixa Econômica Federal e pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem despertado a atenção da população.
Diante desse cenário de expectativas e incertezas, é natural que muitos estejam ansiosos por informações que afetam diretamente suas vidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, para aqueles que temem se deparar com notícias negativas, há motivos para se animar. Nesta matéria, destacaremos três importantes mudanças anunciadas pelo INSS e Caixa em 2024.
1. Antecipação do 13° salário
O Ministério da Fazenda está prestes a tomar uma decisão crucial nos próximos dias: a antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim como aconteceu em 2023, espera-se que o salário extra seja distribuído em duas parcelas, em maio e junho, seguindo o mesmo modelo adotado anteriormente.
Essa iniciativa, vista com bons olhos pelo governo, tem como objetivo impulsionar a economia em meio às perspectivas de desaceleração da atividade ao longo do ano.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, a antecipação não é uma tarefa simples, especialmente considerando o aperto nos cofres públicos neste ano. A confirmação, de fato, será divulgada em breve.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para muitos, essa notícia representará um alívio financeiro bem-vindo, enquanto outros terão a oportunidade de organizar suas finanças de forma mais planejada.
2. 14° salário em 2024
O tão aguardado 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS surgiu através do projeto de Lei 4367/2020 e gerou expectativas entre os trabalhadores ao longo dos anos.
Desde sua tramitação em 2020, o projeto despertou grande interesse, mas ainda não obteve a aprovação necessária. A falta de uma definição clara sobre o assunto deixa os trabalhadores ansiosos por novas informações.
A pergunta que permanece é: O décimo quarto salário será aprovado? Até agora, a resposta é negativa. A verdade é que dificilmente o 14° salário será implementado, já que a última proposta aconteceu em 2022.
3. Novo programa paga até R$ 3 mil e inscrições se encerram amanhã
O governo lançou o programa ‘Pé de Meia’, uma iniciativa promissora voltada para apoiar jovens de baixa renda matriculados no ensino médio público, bem como jovens de 19 a 24 anos na educação de jovens e adultos.
O programa tem como objetivo promover a permanência e conclusão escolar, oferecendo incentivos em forma de poupança para alunos que atendam aos critérios estabelecidos.
Os valores variam de acordo com critérios do programa, como matrícula, frequência, conclusão do ano e desempenho no Enem, podendo chegar a até R$ 3 mil por ano.
Como ocorre a inscrição no programa Pé de Meia?
O prazo para inscrição no Programa Pé-de-Meia, que incentiva estudantes de baixa renda a concluírem o ensino médio, termina no próximo domingo (25).
As secretarias de Educação devem assinar o termo de compromisso pelo módulo Pé-de-Meia do Simec do Ministério da Educação. A adesão é feita pelos secretários de Educação e reitores das instituições federais de ensino médio.