FIQUE ATENTO!

Saque extra superando os R$ 4 mil, nova poupança e +: 3 vitórias dos trabalhadores aprovadas por Lula pra 2024

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Lula, nota de cem reais e trabalhadores celebrando (Fotos: Reproduções / Instagram / Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trabalhadores entram em festa com notícias sobre FGTS e mais

Com o fim do ano chegando, inúmeros trabalhadores ficam atentos com os novos projetos do Governo Federal.

Desse modo, os brasileiros tiveram três grandes notícias envolvendo, saque extra, poupança e até feriados, que caíram como vitória.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primeiramente, vamos falar sobre o projeto que muda a lei do saque-aniversário do FGTS. 

Em outubro deste ano, Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego, revelou que o governo federal iria encaminhar ao Congresso Nacional o projeto de lei para mudar as regras do benefício.

De acordo com informações do UOL, o projeto de lei visa que os trabalhadores possam realizar o saque-aniversário e o saldo restante, caso sejam demitidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, a regra diz que o trabalhador que realize o saque-aniversário não poderá sacar o saldo do FGTS em caso de demissão.

“Vamos encaminhar ao Congresso um PL corrigindo somente uma injustiça que ele trouxe. Não vamos falar de fim do saque-aniversário, a não ser que o Parlamento assim entenda, o que eu acho que seria louvável, e preservar na íntegra o fundo do trabalhador”, disse Luiz Marinho.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, o projeto de lei que muda as regras do saque-aniversário ainda não está aprovado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No próximo ano, o governo federal quer implementar o FGTS digital. A nova plataforma, que é uma espécie de nova poupança, ainda está em fase de adaptação.

No Brasil, mais de 4,3 milhões de empregadores recolhem o FGTS de cerca de 42 milhões de contas de trabalhadores.

O fundo arrecada, todo mês, quase R$ 14 bilhões, de acordo com informações do portal G1.

Desse modo, os trabalhadores poderão usar o novo aplicativo digital para sacar benefícios, aposentadoria, comprar casa própria ou por conta de doenças graves.

A plataforma interliga os dados do E-social, sistema que concentra todas as informações contratuais para garantir os direitos do trabalhador, fato inovador.

Além disso, a data de recolhimento do FGTS passará do dia 7 para o dia 20 de cada mês e o pagamento acontecerá unicamente através do Pix.

FGTS (Reprodução – Internet)

MAIS SOBRE O ASSUNTO

Por fim, a partir de 2024, o governo federal irá voltar a exigir algumas medidas para autorizar o trabalho aos feriados em diferentes setores do comércio.

Luiz Marino revelou que será criado uma comissão de negociação com entidades de trabalhadores e empregadores sobre o tema.

De acordo com informações do UOL, algumas áreas do comércio terão a necessidade de convenção coletiva de trabalho para atuarem em feriados. Veja lista:

Carteira de trabalho (Reprodução/Internet)

https://youtu.be/qbtnK1znKsE?si=23noLrrOuplDh_1f

QUAIS SÃO OS TIPOS DE TRABALHADORES?

Existem alguns tipos de trabalho existente no mercado. Os principais são:

Notas de dinheiro (Foto: Reprodução / Internet)

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: giovana.misson@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile