300 milhões: Globo escancara crise e vende seu maior tesouro para rival: “Pra pagar as contas”
15/12/2021 às 15h17
A emissora carioca abriu mão dos direitos de exclusividade e dividirá a transmissão com o streaming
Depois de enfrentar a forte concorrência de Band, Record e SBT, a Globo anunciou nesta quarta-feira (15), o repasse de um dos seus maiores tesouros: A Copa do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso mesmo, a emissora carioca abriu mão do seu direito de exclusividade do torneio organizado pela CBF e vendeu o licenciamento de 36 jogos da Copa do Brasil para o Amazon Prime Vídeo, que vem despontando como uma das maiores rivais da Platinada, junto com outros serviços de streaming.
Cabe ressaltar que apesar da venda, a Globo continuará exibindo os jogos do mata-mata em 2022. Segundo o Notícias da TV, o novo contrato da família Marinho vai ajudar a emissora a pagar o altíssimo valor do torneio: R$ 300 milhões por ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o acordo feito para a Globo “pagar as contas” e se desafogar da crise financeira, essa será o primeiro campeonato de futebol adquirido pela Amazon, desde que chegou no Brasil em 2016.
Apesar de serem rivais na disputa do público, a Globo e a Amazon já possuem relações comerciais desde o começo de 2021, quando ambas fecharam um acordo para a disponibilização do Premiere, o pay-per-view esportivo da emissora carioca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o comunicado divulgado pelo streaming, os assinantes do Prime Vídeo terão acessos a 36 partidas da Copa do Brasil 2022, que está planejada para começar em 23 de fevereiro.
GLOBO TAMBÉM REPASSOU NOVELAS PARA OUTRA RIVAL
No mês passado, a Globo havia assinado outro acordo com uma de suas rivais do Streaming: a HBO Max.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Até dia 02/12: Jornal da Globo confirma fim de uma era no iFood e substituto é confirmado a usuários
● Globo apela para derrubar rivais e confirma volta de novela fenômeno nunca reprisada ainda em 2024
● Atriz demitida da Globo assume venda de cocos na rua para sobreviver e faz duro desabafo: “Fiquei na rua”
Na ocasião, o produto vendido pela Globo foram as próprias novelas no canal, que são o carro-chefe da emissora desde os anos 70.
Também segundo o NTV, a comercialização de novelas e séries da Globo vai acontecer nos países da América Latina, isso, claro, com exceção do Brasil.
A medida é válida pelos dois próximos anos em países como Argentina, Chile, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Equador, Uruguai, Jamaica e México.
Apesar do valor do acordo entre Globo e HBO Max não ter sido revelado, estima-se que o negócio tenha sido fechado por um contrato milionário devido a dimensão das duas empresas e das obras envolvidas.
Entre as novelas que já estão disponíveis no HBO Max na américa latina estão tramas de sucesso como: A Dona do Pedaço (2019), Avenida Brasil (2012), O Outro Lado do Paraíso (2017), Fina Estampa (2011) e Verdades Secretas (2015).
Autor(a):
Erick Martins
Eu sou Erick Martins Carvalho, jornalista, formado na UNIP- Universidade Paulista. Atuo no mercado de TV desde 2020 sendo um grande consumidor de quase todos os canais de TV aberta. Sou fã de esportes e de telejornais diários, principalmente de noticiários locais como o Bom Dia São Paulo e o Balanço Geral SP Balanço Geral SP. Costumo escrever sobre programação, sobre o que acontece nos programas ao vivo e análises do meio televisivo. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @erickmartinstv. Email: [email protected]