300 milhões: Globo escancara crise e vende seu maior tesouro para rival: “Pra pagar as contas”

Sede da Globo no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução)

Sede da Globo no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A emissora carioca abriu mão dos direitos de exclusividade e dividirá a transmissão com o streaming

Depois de enfrentar a forte concorrência de Band, Record e SBT, a Globo anunciou nesta quarta-feira (15), o repasse de um dos seus maiores tesouros: A Copa do Brasil.

Isso mesmo, a emissora carioca abriu mão do seu direito de exclusividade do torneio organizado pela CBF e vendeu o licenciamento de 36 jogos da Copa do Brasil para o Amazon Prime Vídeo, que vem despontando como uma das maiores rivais da Platinada, junto com outros serviços de streaming.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cabe ressaltar que apesar da venda, a Globo continuará exibindo os jogos do mata-mata em 2022. Segundo o Notícias da TV, o novo contrato da família Marinho vai ajudar a emissora a pagar o altíssimo valor do torneio: R$ 300 milhões por ano.

Com o acordo feito para a Globo “pagar as contas” e se desafogar da crise financeira, essa será o primeiro campeonato de futebol adquirido pela Amazon, desde que chegou no Brasil em 2016.

Apesar de serem rivais na disputa do público, a Globo e a Amazon já possuem relações comerciais desde o começo de 2021, quando ambas fecharam um acordo para a disponibilização do Premiere, o pay-per-view esportivo da emissora carioca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Globo e Amazon chegaram a um acordo pela Copa do Brasil (Foto: Divulgação/CBF)

Segundo o comunicado divulgado pelo streaming, os assinantes do Prime Vídeo terão acessos a 36 partidas da Copa do Brasil 2022, que está planejada para começar em 23 de fevereiro.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

GLOBO TAMBÉM REPASSOU NOVELAS PARA OUTRA RIVAL

No mês passado, a Globo havia assinado outro acordo com uma de suas rivais do Streaming: a HBO Max.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na ocasião, o produto vendido pela Globo foram as próprias novelas no canal, que são o carro-chefe da emissora desde os anos 70.

Também segundo o NTV, a comercialização de novelas e séries da Globo vai acontecer nos países da América Latina, isso, claro, com exceção do Brasil. 

A medida é válida pelos dois próximos anos em países como Argentina, Chile, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Equador, Uruguai, Jamaica e México.

Apesar do valor do acordo entre Globo e HBO Max não ter sido revelado, estima-se que o negócio tenha sido fechado por um contrato milionário devido a dimensão das duas empresas e das obras envolvidas.

Entre as novelas que já estão disponíveis no HBO Max na américa latina estão tramas de sucesso como: A Dona do Pedaço (2019), Avenida Brasil (2012), O Outro Lado do Paraíso (2017), Fina Estampa (2011) e Verdades Secretas (2015).

Autor(a):

Eu sou Erick Martins Carvalho, jornalista, formado na UNIP- Universidade Paulista. Atuo no mercado de TV desde 2020 sendo um grande consumidor de quase todos os canais de TV aberta. Sou fã de esportes e de telejornais diários, principalmente de noticiários locais como o Bom Dia São Paulo e o Balanço Geral SP Balanço Geral SP. Costumo escrever sobre programação, sobre o que acontece nos programas ao vivo e análises do meio televisivo. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @erickmartinstv. Email: erick.martins@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile