Saiba tudo sobre uma interdição urgente feita pela Anvisa contra um açougue popular, com cerca de 300kg de carne podre
A Anvisa cumpriu o seu dever em proteger a população de riscos à saúde, com uma interdição contra um açougue bastante famoso. Desse modo, foram feitas acusações gravíssimas que poderiam trazer sérias complicações, além de uma verdadeira nojeira desmascarada no local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações são do portal G1, que trouxe a matéria especial no dia 06 de junho deste ano. Agora, o time de especialistas do TV Foco, com base nessas informações e na sua própria apuração, destacou uma grande operação de vigilância da Anvisa.
De acordo com a fonte, uma fiscalização feita em um mercado de Guaraí, na região centro-norte de Tocantins, apreendeu mais de 300 kg de carne podre e produtos armazenados em condições precárias de higiene.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Vigilância Sanitária Municipal, seguindo os mesmos procedimentos da Anvisa, chegou até o local após receber várias denúncias do estado do açougue. Havia até mesmo moscas no meio das carnes e alimentos, o que poderia causar intoxicação alimentar e outras doenças sérias aos consumidores.
Além disso, havia carne moída guardada em sacolas. Uma péssima condição de armazenamento, e geladeiras com resíduos e sujeira. O chão estava em um estado de imundície, marcado com o sangue que escorria das carnes penduradas, algo totalmente fora das normas de funcionamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Produtos descartados
Havia linguiça sem registro e carne bovina para desossa com parte da medula óssea, o que é irregular de acordo com o órgão da vigilância sanitária. Além disso, havia diversos alimentos que não poderiam ser consumidos. Eles ofereciam um alto risco de causar problemas de saúde.
No total, cerca de 312.201 kg de produtos, sendo 307.051 kg de carnes e 5.150 kg de mandioca foram descartados no lixão municipal. Eles estavam sem nenhuma condição de venda ou consumo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de câncer: Globo confirma decreto de interdição da Anvisa contra n°1 das mulheres no Brasil
● Âncora do JH confirma proibição da Anvisa e retirada de produto mais amado das donas de casa dos mercados
● “Proibiu”: Renata Vasconcellos paralisa JN com decreto da ANVISA contra nº1 das mulheres em farmácias
Clique aqui para saber mais a respeito de notícias envolvendo a Anvisa.
Quais produtos precisam da aprovação do órgão regulador no Brasil?
Segundo informações do site “licempre.com”, o registro na Anvisa é obrigatório para as empresas que fabricam e importam produtos alimentícios, farmacêuticos, correlatos, saneantes e cosméticos. Dessa forma, deve-se sempre analisar e passar por uma perícia especializada do órgão para a sua aprovação.
Conclusões finais
Por fim, o açougue não teve o nome revelado. Ele foi autuado e teve a área de serviço interditada pelas condições precárias de higiene. A falta de organização e cheiro forte também agravaram a situação.
Assim, a Vigilância Sanitária alertou os donos a seguirem a legislação e cumprirem as normas para poder abrir novamente.
Por fim, também é importante lembrar que você deve evitar comprar produtos sem conhecer a sua origem e procedência.
Assim, é mais fácil diminuir o risco de possíveis complicações de saúde, tomando as devidas precauções para proteger a sua família. Sempre se mantenha informado e por dentro de todas as novidades da Anvisa, como comunicados e novas regras de segurança.
Para ter informações atualizadas sobre as ações do órgão, vale a pena visitar o site oficial da agência e acompanhar as últimas notícias e alertas. Desse modo, você fica por dentro de tudo sobre as proibições e interdições da vigilância sanitária.