Tudo sobre a interdição da Anvisa em açougue popular que acabou desmascarado pelo g1, o portal da Globo
Um dos principais órgãos do Brasil, a Anvisa, cumpriu o seu dever em proteger a população e os consumidores de riscos à saúde, com uma interdição contra um açougue com graves acusações que poderiam trazer sérias complicações, com até mesmo uma denúncia feita pela Globo, que desmascarou o local com diversas infrações e delitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como todo sabem, um açougue é considerado a maior seção em vendas do varejo de alimentos. Os produtos têm um alto valor agregado, o que ajuda a aumentar a receita da loja. O aumento das vendas também poderá ajudar a administração do capital de giro, negociação de prazos e condições com fornecedores (frigoríficos).
Assim, as informações são do G1, e foram divulgadas em 06 de junho deste ano, dão conta de que uma fiscalização feita em um mercado de Guaraí, na região centro-norte de Tocantins, apreendeu mais de 300 kg de carne podre e produtos armazenados em condições precárias de higiene.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Vigilância Sanitária Municipal, seguindo os mesmos procedimentos da Anvisa, chegou até o local após receber várias denúncias do estado do açougue, que tinha até mesmo moscas no meio das carnes e alimentos, o que poderia causar intoxicação alimentar e outras doenças sérias aos consumidores.
Além disso, foi encontrada carne moída guardada em sacolas, uma péssima condição de armazenamento, e geladeiras com resíduos e sujeira, com o chão em um estado de imundície, marcado com o sangue que escorria das carnes penduradas, algo totalmente fora das normas de funcionamento da Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Havia também linguiça caseira sem registro, carne bovina para desossa com parte da medula óssea, o que é irregular de acordo com o órgão da vigilância sanitária, e diversos alimentos que não poderiam ser consumidos, devido ao alto risco de causar problemas de saúde à população em geral.
No total, cerca de 312.201 kg de produtos, sendo 307.051 kg de carnes e 5.150 kg de mandioca foram descartados no lixão municipal, sem nenhuma condição de venda ou consumo, ou seja, impróprios para serem comprados pelos clientes do local, que ficaram em choque ao saber da situação do açougue.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
● 170 quilos de pães no lixo e sujeira: Vigilância Sanitária interdita padaria nº1 por falta de higiene
Segundo as informações, o açougue, que não teve o nome revelado, foi autuado e teve a área de serviço interditada pelas condições precárias de higiene, falta de organização e cheiro forte, com a Vigilância Sanitária alertando os donos a seguir a legislação e cumprir as normas, para poder abrir novamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Justamente pelo fato de que não teve o seu nome revelado, não foi possível encontrar posicionamentos da empresa a respeito do assunto. Contudo, o espaço no TVFOCO segue aberto.
Como fazer uma denúncia a Anvisa?
Para fazer uma denúncia a Anvisa é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.
Segundo informações do site “licempre.com”, o registro na Anvisa é obrigatório para as empresas que fabricam e importam produtos alimentícios, farmacêuticos, correlatos, saneantes e cosméticos, devendo ser sempre analisados e passados por uma perícia especializada do órgão para receberem aprovação.