EXCELENTE!
30km de extensão e 16 estações: 3 viradas do metrô RJ após decreto de Cláudio Castro atingem em cheio cariocas
24/07/2024 às 23h06
O Rio de Janeiro sofreu 3 viradas bombásticas em relação ao transporte público após o decreto certeiro de Cláudio Castro
O Rio de Janeiro tem uma das maiores linhas de metrô do país e diariamente milhões de pessoas precisam usar o transporte público para se locomoverem para uma série de destinos. Assim, a modalidade pública é vista como uma grande vitória para milhares que necessitam dela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta matéria, os milhões de brasileiros que usam o transporte público do RJ vão se surpreender e celebrar a notícia envolvendo o governador do estado, Cláudio Castro. Acontece que, um projeto de expansão das linhas foi confirmado e está em vigor para facilitar a vida de muita gente.
Atualmente, o Rio de Janeiro possui 41 estações, divididas nas Linhas 1, 2 e 4, que por sua vez, percorrem milhares de quilômetros e ajudam milhares de pessoas a se locomover para seus trabalhos e até escolas. Mas, o que atrapalha é que esse é um valor baixo de estações se comparar a quantidade de pessoas que usam o transporte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, a boa notícia é que em outubro de 2023, Cláudio Castro comunicou o desejo de levar o metrô até o bairro da zona oeste da capital, cerca de 30 quilômetros do centro, segundo o portal Agência Brasil. “A gente entende que transporte de massa é sobre trilhos. Vai ser muito importante para a população que vem trabalhar no bairro e para quem sai do bairro para trabalhar”, relatou Cládio Castro.
Por sua vez, a segunda notícia agradável se trata do aumento das estações, levando em consideração o fato de que nos últimos 25 anos foram apenas 16 novas estações construídas. Vale dizer que, houve um aumento de pessoas que utilizam o metrô, logo, os moradores esperam que ocorra um aumento nas linhas e estações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já a terceira virada no metrô do RJ, se dá ao fato de que apesar do aumento ser confirmado, a expansão do metrô deve ocorrer de lenta. Segundo um especialista ouvido pela Agência Brasil, o motivo disso é o preço alto: “Para construir o metrô, precisa ter um número de passageiros bastante robusto, porque é investimento que se paga no longuíssimo prazo”, relatou ele.
É importante saber que, nos dias de hoje, a média de passageiros de todo o sistema de transporte é de 650 mil diariamente e, a tendência é sempre aumentar, levando em consideração o fato de o transporte tender a ser o mais rápido se comprar com quem precisa pegar trânsito.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Decreto de Tarcísio em SP traz fim de uma era na linha 1-Azul do metrô e gera tensão em paulistas
● R$ 15 Bi na mesa e Tarcísio ciente: 3 novas linhas de metrô chegam no coração de SP pra salvar paulistas
● Tarcísio ciente: Bilhete Único traz FIM vital do pagamento no ônibus, metrô e CPTM para salvar 3M de paulistas
Qual foi a primeira estação de Metrô do Brasil?
O primeiro metrô brasileiro foi inaugurado em 1974, na cidade de São Paulo. O projeto começou a ser planejado em 1968, com a criação da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). A primeira linha de metrô a entrar em operação foi a Linha 1-Azul, que ligava o Jabaquara ao Santana.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]