O QUE ROLOU?!

334 lojas do Atacadão são atingidas com encerramento de serviço crucial confirmado e fim de uma era

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Atacadão se viu obrigado a tomar medida drástica depois de situação delicada (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Atacadão/Canva)

Após situação extremamente delicada, o Atacadão se viu obrigado a colocar fim em serviço vital em cerca de 334 lojas e um anúncio oficial expondo situação foi feito às pressas

Como muitos já sabem, o Atacadão é o atacarejo mais popular entre consumidores. Pertencente ao grupo Carrefour, ele está ativo desde 1962 e é reconhecido pela sua variedade e preço baixo e frequentado todos os dias por milhares de pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, em abril de 2023, ele se viu obrigado a promover uma drástica mudança e tomou sérias medidas para eliminar de forma definitiva as práticas discriminatórias e ainda aprimorar a experiência de todos os clientes de forma democrática.

De acordo com o Seu Crédito Digital, a medida anunciada às pressas pela própria varejista envolvia a interrupção de um dos seus serviços (até então vitais) nas dependências de suas 334 lojas, a circulação dos fiscais de prevenção pelos corredores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa decisão veio como resposta às inúmeras acusações contundentes de racismo que levaram a protestos e críticas de figuras públicas na ocasião, incluindo do presidente Lula. 

Alvo de críticas

Devido a esses acontecimentos extremamente inadmissíveis, a presença constante de fiscais de prevenção já não estava sendo bem vista como uma solução preventiva e sim como um fator de tensão adicional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após colocar esse fim da era do sistema, até então aplicado em massa, o novo formato agora permite que esses mesmos profissionais atuam de pontos fixos, sempre sob vigilância de câmeras de segurança. O que garante tanto o bem estar quanto um tratamento justo e igual para todos.

Para isso, a empresa buscou a assistência da Universidade Zumbi dos Palmares para formar uma iniciativa abrangente que aborda a discriminação racial de diversas maneiras.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa parceria gerou programas de treinamento em diversidade e desenvolveu campanhas de conscientização que são implementadas contínua e consistentemente para todos os colaboradores da rede.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal Exame, a varejista afirmou na época que enxergava essa decisão como um passo para reformar não apenas as políticas internas, mas também para promover um ambiente mais acolhedor e respeitador.

Veja a nota na íntegra abaixo:

“A rede Atacadão reitera o respeito aos mais de 5 milhões de clientes que recebe em suas lojas por semana, bem como seu compromisso com a mudança e combate ao racismo e qualquer tipo de discriminação, e permanece em processo de escuta ativa e segue revisando os processos internos

Mas o que aconteceu para o Atacadão e Carrefour tomarem essas medidas antirracistas?

De acordo com o portal Valor, um dos casos mais chocantes envolveu a professora Isabel Oliveira, que afirmou que foi perseguida por um segurança de uma loja em Curitiba até deixar o local.

Durante o protesto, ela voltou à loja e tirou as roupas, ficando só de calcinha e sutiã, para terminar de fazer as compras. A ação foi transmitida em seu perfil no Instagram.

Em outro caso ocorrido no dia 7 de abril, desta vez numa loja do hipermercado Carrefour em Alphaville (SP), o artista Vinicius de Paula acusou a empresa de tratamento discriminatório, após ter sido impedido de usar um caixa preferencial que não tinha clientes na fila.

Foi após esses dois episódios imperdoáveis que as entidades Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro) e Centro Santos Dias de Direitos Humanos abriram uma ação civil pública contra o Atacadão e o Carrefour.

Importância do Atacadão:

Com 59 anos de história e presença em mais de 170 cidades, o Atacadão é reconhecido como a maior rede atacadista de alimentos do país em número de lojas, garantindo o abastecimento de comerciantes em cerca de 5,8 mil município.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile