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387M pelos ares e atividades paralisadas: Gigante dos transportes acaba de ter falência decretada

06/12/2024 às 10h00

Por: Lennita Lee
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Empresa gigante de transportes brasileira acaba de ter sua falência decretada Foto Reprodução/Lennita/Montagem/Canva/Bing)

Empresa gigantesca dos transportes acaba de ter a sua falência decretada após uma série de adversidades ocorridas

O setor de transportes também não está isento de enfrentar desafios e crises financeiras, apesar de prestar um serviço vital para a mobilidade de pessoas e mercadorias.

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Inclusive, o Grupo TTT, um dos maiores conglomerados de transporte rodoviário do país, acaba de ter sua falência decretada pela Justiça de Goiás, mais precisamente no dia 5 de dezembro de 2024, conforme apurado em primeira mão e com exclusividade pelo Diário de Transportes.

Sendo assim, a partir das informações da fonte destacada, a equipe do TV Foco especializada em economia, traz mais detalhes dessa quebra e o que levou uma empresa desse porte ao colapso.

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Grupo TTT
Grupo TTT (Foto Reprodução/Diário dos Transportes/Guilherme Estevam)

O martelo do juiz

A decisão do juiz Pedro Ricardo Morello Brendolan, da 4ª Vara Cível de Goiânia, encerra um processo de recuperação judicial iniciado ainda em 2016, marcado por disputas judiciais, dívidas crescentes e graves acusações de má gestão.

O caso reflete não apenas a vulnerabilidade de grandes empresas frente a crises financeiras, mas também a complexidade das tentativas de recuperação.

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Grupo TTT é um dos maiores conglomerados dos transportes (Foto Reprodução/Montagem/TV Foco/Facebook)
Grupo TTT é um dos maiores conglomerados dos transportes (Foto Reprodução/Montagem/TV Foco/Facebook)

Vale destacar que o Grupo TTT é composto por sete empresas:

  • Transbrasiliana Transportes e Turismo Ltda
  • Rápido Marajó Ltda
  • Transbrasiliana Especiais e Fretamentos Ltda
  • Transbrasiliana Hotéis Ltda
  • Transportes Coletivos de Anápolis Ltda
  • Nasson-Tur Turismo Ltda
  • Transbrasiliana Encomendas e Cargas Ltda

Naquele ano, o conglomerado pediu recuperação judicial, alegando dificuldades financeiras insustentáveis.

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Porém, o plano foi homologado somente em 2018, mas, ao invés de recuperação, o grupo enfrentou um agravamento das dívidas:

  • Em junho de 2022, a União informou que os débitos inscritos em dívida ativa somavam o valor de R$ 387 milhões, todo indo pelos ares …

Problemas durante a recuperação judicial

Desde a homolagação, diversas irregularidades e desafios foram identificados:

  • Venda de imóveis: O grupo propôs vender 24 imóveis para pagar parte das dívidas, mas a União criticou essa medida, alegando que seria um “esvaziamento patrimonial” que prejudicaria os credores.
  • Dívidas pós-concursais: Um gestor provisório apontou que as empresas acumularam R$ 93 milhões em novos débitos durante o período de recuperação.
  • Paralisação das atividades: Em agosto de 2024, as operações do grupo foram suspensas após a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) cassar as autorizações para funcionamento.

O magistrado também destacou atrasos de mais de seis meses no pagamento de salários de trabalhadores e a falta de pagamentos a credores extraconcursais:

“Além disso, convém mencionar a situação calamitosa em relação ao atraso dos pagamentos dos trabalhadores ativos, os quais informaram, por reiteradas vezes, a situação de penúria sofrida em razão do atraso e não pagamento dos salários (…). Não estão pagando nada, pois não possuem nenhum fluxo de caixa” – Afirmou a decisão.

Gestão e acusações de irregularidades

Desde 2017, a administração do grupo enfrentou mudanças e acusações:

  • Primeiro afastamento: Devido a denúncias de má gestão, a justiça afastou Camila de Souza Valdívia, Sidnei Piva de Jesus e Milton Rodrigues Júnior da empresa em dezembro de 2017.
  • Afastamento do interventor judicial: Em novembro de 2024, credores afastaram Marino Tolentino Filho, interventor nomeado pela Justiça, sob suspeitas de má administração, esvaziamento patrimonial e conivência com desvios. Tolentino negou as acusações, alegando ser alvo de “ilações e mentiras”.
  • Rejeição ao retorno do empresário original: Na mesma assembleia de credores, 95,63% votaram contra o retorno de Milton Rodrigues Júnior ao comando das empresas.

Decisão de falência:

Ademais, diante da falta de melhorias financeiras e administrativas, o juiz Pedro Ricardo Morello Brendolan decretou a falência das empresas do Grupo TTT.

  • Não houve preservação de empregos.
  • Credores e tributos deixaram de ser pagos.
  • A situação patrimonial foi gravemente comprometida.

A falência tem como objetivo principal organizar os bens remanescentes do grupo para pagar o maior número possível de credores.

O juiz nomeou a Capital Administradora Judicial Ltda como responsável pela massa falida.

Quais foram os impactos da falência do Grupo TTT?

  • TAR negado pela ANTT: Ainda em agosto de 2024, a Transbrasiliana teve negado o pedido para habilitação do TAR (Termo de Autorização de Serviço Regular), necessário para operar linhas regulares interestaduais, sob o Novo Marco Regulatório do TRIIP.
ANTT
ANTT (Foto Reprodução/Agência INFRA)
  • Avaliação patrimonial: O próximo passo será a arrecadação e avaliação dos bens do grupo para liquidação.
  • Suspensão de ações judiciais: A suspensão de todas as execuções contra as empresas permitiu a centralização do processo de falência.

Mas, para saber sobre mais detalhes sobre outros casos de falências, clique aqui*.

Considerações finais:

Em suma, o Grupo TTT, um dos maiores conglomerados de transporte rodoviário do Brasil, teve sua falência decretada em dezembro de 2024.

Após anos de dívidas crescentes, acusações de má gestão e tentativas fracassadas de recuperação judicial, a empresa não conseguiu se recuperar e teve suas operações paralisadas.

A decisão judicial encerra um longo processo marcado por disputas e incertezas, impactando milhares de trabalhadores, credores e usuários dos serviços da empresa.

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Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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