Carro que explode, airbags mortais e dedos decepados: 3 terrores da Ford, Volks e outra montadora gigante

Os 3 terrores da Ford, Volkswagen e outra gigante, com airbag mortal e carro que explode
Ao longo dos anos, grandes montadoras como a Volkswagen e Ford viveram momentos de terror e deixaram todos os seus clientes assustados, com um carro que explodia, decepava os dedos e com airbags mortais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os veículos são muito perigosos, quando não estão em um estado de perfeito funcionamento, colocando a vida do motorista em risco e de todos que estão ao seu redor, por isso é sempre importante confirmar que ele está em boas condições de uso.
De acordo com o portal ‘AutoEsporte’, ao longo da história houve algumas polêmicas envolvendo grandes montadoras e uma delas trata-se do Ford Pinto, que teve uma péssima reputação no Estados Unidos, nos anos 70.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ford Pinto explodia com colisão traseira (Reprodução: Internet)
Ainda segundo o site da Globo, esse modelo passava a impressão de ser bastante frágil e o que acabou completamente com a moral do Ford Pinto foi o risco de explosão em colisões traseiras.
O ano de 1974 ficou marcado pelas denúncias ao órgão americano NHTSA , de unidades que explodiram e a montadora admitiu que o tanque de combustível havia sido mal projetado.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Isso fez com que sua produção acabasse em 1980, com a Ford não lançando uma nova geração do modelo.
Ainda segundo o ‘AutoEsporte’, a Volkswagen também enfrentou problemas, com o Fox, já que alguns condutores tiveram os seus dedos decepados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Volkswagen Fox e as argolas que decepavam os dedos (Reprodução: Internet)
O modelo possuía uma alça que deveria ser puxada para liberar a trava do assento, permitindo que o banco dobrasse, aumentando o compartimento de carga, com a alça presa a uma argola.
Porém, em todos os acidentes, os motoristas prenderam os seus dedos nessa argola e ficaram com as mãos presas, com ao menos 8 casos de esmagamentos confirmados no Volkswagen Fox.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, a fornecedora de airbags Takata passou por um recall, por conta de seus produtos que estavam presentes em mais de 100 milhões de veículos.
No caso, os airbags contavam com um recipiente de metal que continha um produto químico responsável pela expansão imediata do equipamento, mas havia o risco da peça explodir e liberar estilhaços de metais contra o motorista e passageiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foram ao menos 20 mortes confirmadas e mais de 300 pessoas feridas por conta dos estilhaços. Esse Recall afetou diversas marcas, como a Honda, Hyundai, Chevrolet e Fiat.

Airbags soltavam estilhaços (Reprodução: Internet)
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br