O Bolsa Família é um programa de transferência de renda do Governo Federal, que atende milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade social
Um do grandes medos de quem tem o Bolsa Família é chegar no dia do pagamento previsto e não conseguir sacar os R$ 600 reais por motivo de bloqueio. Afinal, todos os beneficiários contam com o valor para honrar os seus compromissos financeiros.
Porém, se você se enquadra nos pré-requisitos do programa social do Governo Federal, está com o CadÚnico (Cadastro Único) atualizado, saiba que mesmo assim corre o risco de ter o pagamento bloqueado, caso o seu CPF esteja irregular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento registrado pela Receita Federal do Brasil. Todos os brasileiros precisam se inscrever e somente uma vez, onde o número do registro é único e intransferível. Através do mesmo, o cidadão consegue crédito, cumprir os seus compromissos fiscais e também ser identificado.
Esse documento também é fundamental para acesso a serviços públicos, transações financeiras e programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família. Porém, o CPF pode ser bloqueado por uma série de motivos, provocando transtornos e prejuízos para quem depende dele.
Veja os 04 alertas que podem ocasionar o bloqueio do Bolsa Família, não só em julho, mas no demais meses do ano se você não estiver atento, fazendo com que o pagamento do programa social, por exemplo, seja suspenso. As informações são do portal Folha Financeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Duplicidade de CPF: Acontece quando existe 2 CPFs emitidos para a mesma pessoa, geralmente por erro ou fraude;
- Inadimplência cadastral: Falhas no cadastro junto à Receita Federal podem bloquear o documento;
- Óbito do titular: O CPF é bloqueado após a morte do titular para evitar fraudes;
- Dados inconsistentes: Dados incorretos ou divergentes podem resultar no bloqueio do CPF;
QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DO BLOQUEIO DO CPF?
- Perda de acesso a benefícios sociais: Com o CPF bloqueado, os pagamentos do Bolsa Família, Auxílio Gás, BPC/LOAS, entre outros concedidos pelo Governo são interrompidos.
- Impedimento em cadastros: O titular não consegue se inscrever em concursos públicos, programas sociais ou realizar novos cadastros.
- Dificuldades financeiras: O CPF irregular também atrapalha a obtenção de crédito (empréstimos, financiamentos, cartões de crédito), abertura de contas e realização de transações financeiras.
CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DO BOLA FAMÍLIA PARA O MÊS DE JULHO JÁ ESTÁ LIBERADO?
Os beneficiários do programa aguardam com ansiedade a data do pagamento do seu benefício. Isso possibilita um planejamento financeiro, sendo assim de acordo com informações do portal UOL, as datas já estão disponíveis. Os pagamentos variam conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário. Confira abaixo:
NIS final 1: 18 de julho;
NIS final 2: 19 de julho;
NIS final 3: 22 de julho;
NIS final 4: 23 de julho;
NIS final 5: 24 de julho;
NIS final 6: 25 de julho;
NIS final 7: 26 de julho;
NIS final 8: 29 de julho;
NIS final 9: 30 de julho;
NIS final 0: 31 de julho;
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Jornal da Record é paralisado com alerta severo do governo Lula hoje (22) sobre saque de R$600 do Bolsa Família
● Governo Lula faz alerta sobre antecipação do pagamento do Bolsa Família de janeiro e você precisa saber
● Globo faz anúncio e acaba de confirmar aumento no valor do Bolsa Família acima do esperado em 2025
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE