Tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, o sistema de metrô contará com várias novidades a partir de 2024
O transporte público é um dos principais serviços públicos das maiores cidades do mundo. São Paulo e Rio de Janeiro contam com esse modal e dispõem de ramais que atendem grande parte dessas capitais.
Inclusive, nos próximos meses, várias novidades impactarão os usuários dessas redes.
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A Prefeitura do Rio lançou um novo sistema de bilhetagem digital para o transporte público. O sistema substituirá o Riocard até fevereiro de 2024 pelo cartão Jaé.
O cartão começou a operar em fase experimental em julho somente no BRT (Transoeste, Transcarioca e Transolímpica). A intenção é unificar as integrações e todos os meios de transporte da capital fluminense em um cartão só.
MAS ATENÇÃO! segundo fontes do TV Foco, o metro vai continuar aceitando o cartão Riocard, visto que o metrô não é um modal que consta na licitação de bilhetagem da Prefeitura do Rio.
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Inclusive, sobre a Prefeitura do Rio, em janeiro eles estarão inaugurando um novo corredor de BRT, o TransBrasil e, ao invés de aceitar apenas o cartão deles, o Jaé, também vai aceitar o cartão Riocard Mais
Outra novidade do Rio de Janeiro diz respeito à estação Gávea. A construção da parada começou em 2010, para as Olimpíadas do Rio, mas nunca ficou pronta. Parada desde 2015, a estação será finalizada após o Governo do Rio costurar um acordo nos contratos de obras.
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De acordo com o g1, a estação ficará pronta em 2026. A concessionária Metrô Rio adicionará R$ 600 milhões para as obras. Em troca, ganhará 10 anos de extensão na concessão das linhas.
A tarifa dos trens e do metrô de São Paulo passará de R$ 4,40 para R$ 5 em 2024. De acordo com a TV Globo, a gestão de Tarcísio de Freitas tomou a decisão pelo fato dos preços estarem congelados há três anos. A prefeitura da cidade negou que aumentará a tarifa dos ônibus.
O prefeito Ricardo Nunes também anunciou que os ônibus de São Paulo serão gratuitos aos domingos, a partir desta semana.
PRIVATIZAÇÃO
Em agosto, Tarcísio de Freitas afirmou que quer privatizar todas as linhas de metrô de São Paulo até 2025. De acordo com o Diário do Transporte, o Governo do Estado investiu R$ 62 milhões para estudar as opções de concessão.
QUANTAS LINHAS DE METRÔ TEM EM SÃO PAULO?
São Paulo tem seis linhas de metrô. Outras duas estão em construção.