Banco Central faz anúncio envolvendo nova moeda digital brasileira
Nesta quinta-feira, 03, iremos mostrar quatro avisos determinantes do Banco Central sobre uma nova moeda e a real sobre o possível fim do Real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Há 30 anos, o Plano Real surgiu para mudar a hiperinflação e constantes trocas da moeda corrente do Brasil. No dia 01 de julho de 1994, o real passou a circular e, desde então, tornou-se a moeda oficial do país.
Nova moeda
Porém, no dia 06 de março de 2023, o Banco Central anunciou o início do projeto Drex, a futura moeda virtual do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde o anúncio da nova moeda, inúmeros cidadãos passaram a se perguntar sobre o futuro do Real.
Anúncio do Banco Central
Desse modo, o Banco Central emitiu quatro anúncios envolvendo o Drex por meio de seu site oficial. “O Drex é o Real, a moeda brasileira oficial, em formato digital”, diz a nota.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, o Drex não irá substituir o Real, apenas será mais uma moeda em formato digital. Inclusive, a modela possuí o mesmo valor e a mesma aceitação do real tradicional.
Garantia de segurança
De acordo com informações do Banco Central, o Drex é emitido somente em sua plataforma e possuí as mesmas garantias e segurança do real tradicional.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “R$ 4 mil a receber”: Banco Central emite comunicado crucial hoje (13) com alerta sobre dinheiro esquecido
● Contas esvaziadas: Banco Central emite comunicado urgente hoje (13) exigindo que clientes jamais façam isso
● “A partir do dia 1”: Banco Central faz exigência sobre o PIX e crava proibição que atinge a Caixa, Itaú e +
Por fim, o uso dependerá de um banco ou de outra instituição para o uso dos correntistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como o Drex irá funcionar?
O Drex vai permitir transações financeiras seguras com ativos digitais e contratos inteligentes estejam à disposição de correntistas.
Os serviços serão liquidados pelos bancos dentro da Plataforma Drex do Banco Central, que é um ambiente em desenvolvimento utilizando a tecnologia de registro distribuído.
Para ter acesso à Plataforma Drex, o correntista precisará de um intermediário financeiro autorizado, como um banco, que fará a transferência do dinheiro depositado em conta para sua carteira digital do Drex.
Desse modo, o correntista poderá realizar as transações com ativos digitais seguros.
Período de teste
Porém, o Drex ainda está em fase de testes, em uma fase que envolve dezenas de instituições financeiras e empresas de tecnologia.
De acordo com o portal G1, as primeiras funcionalidades do real digital podem estar disponíveis para o público até o fim de 2024.
Por fim, é capaz que, em um futuro, caso o Drex realmente ganhe força, o Real poderá perder força.
Considerações finais
Em suma, desde o ano passado, o Banco Central iniciou os estudos para a nova moeda digital brasileira, o Drex, para realizar transações financeiras digitais. O Drex não irá substituir o Real.
Como tirar dúvidas no Banco Central?
E por falar no Banco Central, o correntista pode falar com a instituição através do “fale conosco”, pela internet, ou pelo número 145 das 8h às 20h para tirar suas dúvidas, de acordo com o site oficial.