Esse órgão é um dos mais importantes para o funcionamento do corpo, mas precisa de cuidados para que siga com suas funções normais
Sem sombra de dúvidas, o fígado tem um papel importantíssimo para o organismo. Por isso, cuidar muito bem dele, para que continue desempenhando suas atividades internas, é fundamental para qualquer ser humano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 2,2 mil pessoas estariam à espera de um transplante no Brasil. E, com isso, o tempo de espera pode variar entre alguns meses ou até passar de 1 ano, já que a prioridade são os casos mais críticos.
Isso porque o fígado é responsável por filtrar o sangue, a síntese de proteínas, a digestão de gorduras, carboidratos, proteínas, entre várias outras coisas. Mas, a má alimentação pode, com certeza, afetar o desempenho dele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Vale Saúde, comidas gordurosas e frituras acabam sobrecarregando o órgão e prejudicando suas funções. Nos casos mais sérios, claro, é preciso buscar por um médico. Porém, para prevenir qualquer problema, existem as alternativas caseiras.
Para quem não sabe, os sucos e chás naturais ajudam a desintoxicar o corpo, incluindo o fígado. Ricos em água, vitaminas, fibras e minerais, ambos ajudam a manter o organismo hidratado e em bom funcionamento, como apontou o Catraca Livre.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, como limpar o corpo das toxinas?
- Suco verde de limão, pepino, couve e gengibre, que possuem propriedades diuréticas e antioxidantes. O consumo pela manhã, durante o jejum, potencializa a eficácia.
- Chá de gengibre. A bebida serve como estimulante digestivo, auxiliando na produção de bile, facilitando a remoção de gorduras e toxinas do organismo, sendo benéfico ao fígado.
- Chá de boldo, que tem propriedades hepatoprotetoras e digestivas, além de ativos que ajudam a remover toxinas dos órgãos, transportando-as para o intestino para serem eliminadas.
- Chá de dente-de-leão também se destaca como desintoxicante. Isso porque ele tem propriedades diuréticas, aumentando o fluxo de urina, ajudando o fígado a eliminar o que não serve para o corpo.
Conclusão
Entretanto, ressaltamos que o conteúdo do site se destina apenas para fins informativos. As indicações não devem apontar para diagnósticos ou tratar qualquer problema mais sério de saúde. Para melhores resultados, é essencial buscar por um especialista.
+ Veja mais dicas de beleza e saúde!
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE