Descubra quais são os 4 erros fatais na perícia médica do INSS e como evitá-los para garantir o benefício a milhões de idosos
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza a perícia médica para conceder benefícios por incapacidade aos segurados, isso inclui, auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez.
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Embora seja um peso crucial para garantir os benefícios, muitos segurado enfrentam dificuldades devido alguns erros bem comuns durante o processo da perícia, fazendo com que o pedido seja negado.
Desse modo, para garantir que os cidadãos recebam seus benefícios sem nenhum obstáculo, é fundamental evitar 4 erros fatais. A perícia é necessária para solicitar um benefício quando é preciso se afastar do trabalho por doença ou acidente, ou para prorrogar a validade do benefício já recebido.
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Confira os principais fatores que podem prejudicar a sua perícia médica. As informações são do portal FDR.
4 erros fatais na perícia do INSS
Portanto, o primeiro erro de muitos segurados é achar que as doenças da lista do instituto garantem imediatamente o benefício, mas vale ressaltar que o que realmente importa é a incapacidade causada pela doença.
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Levar todos os documentos solicitados é essencial nesse processo também. Ou seja, não apresentar a documentação completa pode prejudicar o pedido do benefício.
Também é muito importante ser objetivo na hora de descrever sua incapacidade. A falta de informação sobre a doença e seus problemas enfrentados no dia a dia podem retardar o processo.
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Por fim, o portal FDR recomenda que todos os segurados não mintam sobre a incapacidade. Mentir sobre a situação fará com que o INSS rejeite imediatamente o pedido do benefício.
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Quais benefícios do INSS que exigem perícia médica?
A maioria dos benefícios por incapacidade do INSS, como auxílio-doença, BPC, auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez, exige a avaliação médica.
Vale ressaltar que, a perícia está passando por mudanças em seus processos, com o avanço do Atestmed, sistema de perícia médica digital, que promete diminuir o tempo de espera dos segurados.
Além disso, a partir de outubro, atestados médicos com afastamento acima do padrão podem exigir a presença física do segurado na perícia.
Qual é o valor do auxílio por incapacidade temporária 2024?
O valor máximo do benefício por incapacidade temporária é limitado ao teto do INSS, que é o valor máximo de salário de benefício que a previdência paga. Assim sendo, o montante do benefício por incapacidade temporária máximo em 2024 é de R$ 7.786,02.