Fique por dentro dessas quatro maneiras de sacar 100% do FGTS e que provavelmente grande parte dos trabalhadores não sabiam
Todos os trabalhadores CLTs precisam saber quais são as quatro maneiras de sacar 100% do saldo do FGTS na Caixa e muitos desconhecem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço tem como objetivo de proteger o trabalhador, em caso de demissão sem justa causa.
Mas ao longo dos anos outros benefícios surgiram, tudo visando as condições financeiras dos brasileiros, principalmente no momento em que mais precisam.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Meu Tudo.blog’, há algumas formas de sacar 100% ou parte do FGTS, que são permitidas e parte dos trabalhadores CLTs não sabem.
4 maneiras de sacar o FGTS
- A primeira maneira de sacar 100% do FGTS é quando atinge a aposentadoria do INSS, e essa muitos não sabiam;
- Em seguida, tem a situação de calamidade, quando acontece algum desastre natural, como enchestes ou coisas do gênero;
- A terceira envolve a triste situação de uma grave doença, onde fica disponível o saldo do FGTS;
- Por fim, todos os trabalhadores CLTs que já atingiram os 70 anos de idade.
Aposentadoria no INSS
Ainda segundo o site ‘Meu Tudo.blog’, quando o trabalhador ganha o direito de se aposentar pelo INSS, pode também realizar o saque completo do FGTS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo que o contribuinte siga exercendo alguma atividade remunerada, o saque estará liberado, com um comprovante disponibilizado pelo programa.
Esse comprovante é essencial para que os bancos liberem os valores que estão dentro desses benefícios. Vale lembrar que o dinheiro sacado é referente ao que ainda não havia sacado, portanto o comprovante precisa estar em mãos na solicitação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O saldo disponível vai variar de acordo com o que cada pessoa tem no FGTS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Calamidades e desastres naturais
Quando diversas pessoas acabam sendo vítimas de desastres naturais, como enchestes ou queimadas, entram com a modalidade de saque calamidade.
Assim, o trabalhador tem o direito de sacar o seu saldo de FGTS, mas essa opção só fica disponível quando o governo decreta esse estado de emergência.
Neste caso, os contribuintes podem sacar todo o valor que tem nas contas, desde que não ultrapasse a quantia de R$6.220.
Outro requisito é que as pessoas não tenham realizado outro saque calamidade no período dos últimos 12 meses.
Grave doença do contribuinte ou familiar
A terceira situação em que se pode utilizar o sando do Fundo de Garantia é quando o titular ou um dependente acaba diagnosticado com uma grave doença.
Caso se comprove, o trabalhador poderá sacar o valor integral em suas contas, sem que haja um teto limite para esse saque.
Essa doenças são aquelas que impedem o trabalhador de exercer suas funções de maneira permanente, caso contrário, dá para solicitar o auxílio-doença, no INSS. Confira as doenças que dão direito ao saque:
- Diagnóstico de HIV/Aids;
- Câncer ou em estágio terminal;
- Cardiopatia grave;
- Alienação mental;
- Cegueira;
- Contaminação por radiação;
- Doença de Parkinson;
- Tuberculose ativa;
- Paralisia irreversível/incapacitante;
- Espondiloartrose anquilosante;
- Hanseníase;
- Hepatopatia grave;
- Nefropatia grave; ou
- Estado avançado da doença de Paget (que afeta os ossos).
Saque acima dos 70 anos
Por fim, ainda segundo o site, trabalhadores a partir dos 70 anos de idade possuem o direito de sacar de maneira integral o FGTS.
Esse saque pode ser feito mesmo se continuar trabalhando, já que é um direito por conta da idade e não de sua carreira profissional.
Conclusões finais
Há quatro maneiras de sacar o saldo do FGTS sem ser pela demissão justa causa, para isso basta seguir os requisitos.
A aposentadoria pelo INSS, saque calamidade em casos de desastres naturais, doenças graves e ter mais de 70 anos são algumas dessas maneiras.
Como consultar o saldo do FGTS?
Para consultar o saldo do FGTS basta acessar o aplicativo do benefício e consultar os valores que já foram liberados e estão disponíveis para o saque.