Quatro motos famosas da empresa japonesa que foram extintas do Brasil após perderem concorrência para a Yamaha
A fabricante japonesa de motos e carros, Honda, é uma das maiores e mais importantes fabricantes no segmento automotivo do mundo todo, a empresa disputa com a Yamaha nas vendas de motos.
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Com o passar dos anos, a Honda foi colocando fim aos poucos em motos famosas e muito bem vendidas, com a modernização e disputa na concorrência com a Yamaha, foi necessário mudar a frota.
Segundo informações do Moto Online, existem 5 motos da Honda que ao longo dos anos foram superadas pela Yamaha e precisaram deixar de serem fabricadas de forma oficial.
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1. Honda Super Hawk 1000 (Firestorm) – 1997/1998
Conhecida em outros mercados como Firestorm, nos Estados Unidos essa esportiva recebeu o nome de Super Hawk e acabou sendo chamada assim também por aqui. A VTR 1000F era uma moto audaciosa e importada, mas que trouxe uma série de inovações às ruas.
A máquina utilizava garfo e amortecedor HMAS (Honda Multi-Action System) e até deu início a novos conceitos de design da Honda, incluindo o quadro semipivotless, onde o motor era parte do braço oscilante parafusado diretamente a ele. Contudo, não teve sucesso e saiu de linha rapidamente.
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2. Spacy 125 – 1993/1996
A CH 125-R Spacy foi a primeira scooter Honda à venda no Brasil. Uma novidade à frente de seu tempo, que apostava na praticidade, câmbio automático e visual futurista numa época em que o brasileiro ainda não tinha despertado para as scooters. Porém, custava praticamente o dobro de uma CG 125.
Somado a esse fato, a Spacy também enfrentava a poderosa pequena da Yamaha movida a dois tempos, a Jog 50. Há quem diga que foi essa concorrência que colocou o fim de linha para a moto da Honda. Fato é que a Jog durou bem mais no mercado, até 1999, e teve até novas versões. Já a Spacy emplacou apenas 2.200 unidades.
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4. CTX 700 – 2014
A Honda CTX 700N chegou prometendo mudar os conceitos das típicas custom, deixando de lado o conjunto pesado, o excesso de cromados e os motores beberrões. Aliás, a sigla CTX vem do slogan “comfort, technology and experience”. Mas ela não teve muito tempo para mostrar seu ‘conforto, tecnologia e experiência’ por aqui.
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Essa nova tendência começou com a NC 700X, da qual a CTX foi derivada e pegava emprestado o motor de dois cilindros paralelos e 669,6 cm³, 47,6 cv. Entretanto, essa custom peculiar vinha importada do Japão e custava o mesmo preço da Shadow 750, bem mais amigável aos tradicionais consumidores de motos custom. Resultado: durou apenas um ano no mercado.
QUANTAS MOTOS A HONDA VENDE NO BRASIL?
Em 2023, a Honda vendeu 1.146.190 motos no Brasil, o que representa um crescimento de 10% em relação a 2022. Este resultado foi o melhor da marca desde 2014, quando 1.149 milhão de unidades foram emplacadas.
A Honda foi a marca líder no mercado de motos em 2023, com 72,47% de participação, seguida pela Yamaha, Shineray, Mottu e Haojue.