CONFIRA!
Descanse em paz, tarifa dinâmica: 4 passos infalíveis para fugir de valores absurdos na Uber e 99 em 2025
02/03/2025 às 10h45

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja como fugir da tarifa dinâmica na Uber e na 99 em 2025 e economize dinheiro até mesmo na hora de chamar um aplicativo de corrida
Em um dia atípico, você já abriu o app da Uber ou da 99 e levou um susto com o preço? Isso acontece devido à tarifa dinâmica, sistema que ajusta os valores conforme a demanda.
Se muita gente está pedindo carro ao mesmo tempo, os preços sobem, e, dependendo da situação, podem até dobrar ou triplicar o valor pago em um trajeto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme apurado pelo TV FOCO, essa é uma estratégia para atrair mais motoristas, mas para quem precisa do serviço na hora, pode pesar no bolso.
Contudo, dá para fugir dessas tarifas abusivas. Seguindo 4 passos simples, você pode pagar menos e evitar cair nas armadilhas da tarifa dinâmica.

Primeiramente, entenda mais sobre a tarifa dinâmica
Em suma, segundo o portal ‘hospedin’, a tarifa dinâmica é determinada principalmente por dois fatores: oferta e demanda.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nada de só R$1518: 12 passos infalíveis para garantir aumento na aposentadoria do INSS em 2025

Risco: ANVISA acaba de confirmar proibição de progressiva nº1 das mulheres nos salões de beleza em 2025

14º salário, 15º e +1 benefício: 3 liberações são garantidas no Brasil para salvar lista de CLTs em 2025
Quando há mais pessoas solicitando corridas na Uber e 99 do que motoristas disponíveis, o preço automaticamente sobe para equilibrar essa diferença.
O objetivo é incentivar mais motoristas a se conectarem à plataforma, já que valores mais altos tornam as viagens mais atrativas para quem está dirigindo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, alguns fatores podem intensificar a tarifa dinâmica, como:
- Horários de pico: manhã cedo e fim da tarde, quando muita gente está indo ou voltando do trabalho.
- Condições climáticas: chuva ou frio fazem a demanda aumentar, já que menos pessoas querem andar a pé ou de transporte público.
- Eventos especiais: shows, jogos ou festas aumentam a quantidade de passageiros em determinada região.
- Localização: áreas com poucos motoristas disponíveis costumam ter preços mais altos.
Essas variáveis fazem com que o preço das corridas mude em tempo real, o que pode ser frustrante para quem está acostumado a pagar um valor médio pelas viagens.

Afinal, quais os 4 passos para fugir da tarifa na Uber e 99?
Como você pôde ver, mencionamos quatro tipos de fatores que podem influenciar na tarifa dinâmica na Uber e 99. Contudo, o horário de pico é o que mais afeta.
Dessa forma, os 4 passos para você fugir da tarifa nos aplicativos é evitando os horários de pico. Veja quais são esses horários na Uber e possivelmente na 99:
- 1ª Hora do rush: entre 7h e 9h
- 2ª Hora do rush: entre 17h e 19h
- Sábado à noite: entre 20h e 22h (em capitais)
- Domingo de manhã: entre 10h e 12h (áreas de litoral)
Mais dicas de como economizar nas corridas
Quer economizar muito mais nas suas corridas de aplicativo? Algumas estratégias simples podem ajudar a reduzir os custos.
Sempre que possível, solicite sua viagem antes dos horários de pico, pois os preços tendem a subir com a alta demanda como mostramos anteriormente.
Compare os preços entre diferentes aplicativos, como Uber, 99 e InDriver, pois nem sempre todos estão com valores elevados ao mesmo tempo.

Se os preços continuarem altos, consulte também aplicativos de táxi, que podem ser mais baratos e rápidos.
Outra dica é ficar de olho nos códigos promocionais oferecidos pelos apps. Além disso, dividir a corrida com um amigo ou colega de trabalho pode reduzir o custo da viagem.
Em alguns casos, atravessar uma rua pode evitar um trajeto mais longo e congestionado, impactando no preço final. Também vale a pena aproveitar benefícios de cartões de crédito.
Por fim, se você usa o Uber com frequência, considerar o Uber Pass pode ser uma boa alternativa para conseguir descontos recorrentes.
Como começar a trabalhar na Uber?
Em resumo, para se tornar motorista da Uber, basta possuir Carteira de Habilitação Nacional (CNH) categoria B com a observação de que exerce atividade remunerada (EAR).
Além disso, possuir o registro do veículo que será usado, ter um celular e seguro no carro. Também precisa apresentar atestado de antecedentes e enviar uma foto de boa resolução.
Com tudo isso em mãos, basta:
- Acessar o site da Uber ou o aplicativo
- Preencher o formulário de cadastro
- Enviar uma foto da CNH
- Enviar o CRLV
- Aguardar a aprovação da conta
Aliás, vale destacar que, os requisitos para o veículo podem variar de acordo com a cidade. Por exemplo, o ano mínimo de fabricação pode ser diferente de acordo com a cidade.
Por fim, veja a seguinte matéria: “Vai ocorrer”: Comunicado da Uber crava maior terror com adeus a motoristas confirmado hoje (14)
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.