Fique de olho

IPVA aniquilado e até isento: 4 passos para fazer o imposto não doer no bolso e até se livrar dele

13/12/2023 às 6h29

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
Saiba como reduzir o valor do IPVA e até ficar isento (Reprodução: Internet)

O IPVA pode não doer no bolso se você seguir esses 4 passos

O IPVA é um dos impostos mais temidos dos brasileiros, já que chega todos os anos e costuma ser bem caro, mas em apenas 4 passos você pode fazê-lo não doer no bolso e até mesmo ficar isento do pagamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A virada de ano está chegando e além das contas tradicionais para serem pagas, há o acréscimo por conta das festas e também a chegada dos impostos, e qualquer desconto é muito bem-vindo aos brasileiros.

Para que não doa no bolso, o primeiro passo a seguir e a atitude a se tomar é buscar pagar o IPVA à vista. Apesar de ser caro, há um ano inteiro para se programar e buscar juntar dinheiro para deixar tudo pago de uma só vez.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

IPVA 2024 já começa a ser pago em janeiro (Reprodução: Internet)

IPVA 2024 já começa a ser pago em janeiro (Reprodução: Internet)

Em alguns estados, essa atitude faz com que os proprietário dos veículos ganhem um bom desconto no valor total do imposto, como por exemplo o Paraná, que concede 6% de desconto no pagamento à vista.

O segundo passo a seguir é pagar o imposto em dia, já que atrasar o pagamento gera uma multa diária de 0,33%, chegando até o limite de 20% e até mesmo o bloqueio para emitir o licenciamento, de acordo com o portal ‘Garagem 360’.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de deixar o imposto mais caro, andar com o licenciamento vencido ainda gera uma multa de quase 300 reais e mais 7 pontos na CNH, tornando o não pagamento ainda mais caro do que o que já seria.

Para quem ainda não tem um carro, mas pretende comprar ainda em 2023, uma das alternativas é comprar um carro popular, já que o IPVA pago é uma porcentagem do valor do veículo na tabela FIPE.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por tanto, quanto mais barato for o veículo, menor será o pagamento do imposto, ainda mais se pagá-lo em dia e ainda tiver condições de quitar a dívida à vista.

Os carros populares possuem um IPVA mais barato (Reprodução: Internet)

Os carros populares possuem um IPVA mais barato (Reprodução: Internet)

Por fim, o imposto pode ser até mesmo isento, já que todos os estados trabalham com um tempo de fabricação para cobrar o IPVA. Amapá, Roraima e Rio Grande do Norte, os veículos com mais de 10 anos de fabricação estão isentos do imposto.

Outros 12 estados, como Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe, além do Distrito Federal, essa regra é válida para veículos acima de 15 anos.

No Mato Grosso o tempo mínimo é de 18 anos, já no Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Alagoas, o mínimo são veículos de 20 ou mais anos de fabricação.

Já os estados de Santa Catarina e Tocantins esse prazo é mais longo, de 30 anos. Por tanto, se você quer se ver livre do imposto, saiba a idade mínima de fabricação do veículo no seu estado e faça a aquisição de modelos mais antigos.

Carros de modelos mais antigos ficam isentos do IPVA (Reprodução: Internet)

Carros de modelos mais antigos ficam isentos do IPVA (Reprodução: Internet)

Qual o valor do IPVA?

O IPVA varia de veículo para veículo, isso porque é cobrado uma porcentagem do valor total do carro. Por exemplo, em São Paulo, esse valor é de 4% para carros de passeio.

carros
imposto
IPVA

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.