4 populares foram barrados pela Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) por motivos absurdos, como pedaços de vidro encontrados em marca de chocolate e até pelo de rato em tempero bastante usado pelas donas de casa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O primeiro que iremos destacar é sobre a proibição e comercialização de dois lotes da marca de chocolate Garoto.
SAIBA MAIS! Substância fatal: A Anvisa decretou a retirada de 3 marcas populares de sal, macarrão e azeite de mercados
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A marca queridinha dos brasileiros teve o pedido de recolhimento voluntário dos lotes 225212941G e 225312941G de chocolate em tablete de 80 gramas.
Vale destacar que os chocolates em barra são os queridinhos dos brasileiros. Além de servirem como uma opção carinhosa de mimos para quem você ama, costuma ser uma ótima opção em datas comemorativas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, o anúncio de dois lotes da marca de chocolate Garoto causou espanto. Os lotes poderiam conter fragmentos de vidro. Os produtos com suspeita de contaminação foram das barras de chocolate ao leite “castanhas de caju” e “castanhas de caju e uva passas”.
De acordo com a Anvisa, o procedimento de recolhimento foi iniciado pela própria empresa no dia 18 de outubro de 2022, tendo em vista a confirmação de avaria em um dos equipamentos de produção da fábrica Garoto, onde foi encontrado risco de conter pequenos fragmentos de vidro em produtos dos dois lotes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE DIZ A EMPRESA?
As substâncias poderiam causar lesões na boca ou mucosas. Sendo assim, a Anvisa acatou imediatamente o pedido voluntário da Garoto de acordo com informações do portal G1.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a documentação apresentada pela fabricante no comunicado de recolhimento voluntário à Anvisa, a maior parte dos lotes suspeitos ainda não tinha sido comercializada, felizmente.
Porém, alguns produtos foram distribuídos em Vila Velha, no Espírito Santo, e no estado de Santa Catarina, por isso o pedido de devolução voluntária.
Como se tratou de um aviso da própria fabricante, isso mostra que a Garoto é consolidada em sua área de atuação, justamente por firmar um compromisso com os seus clientes, tratando de avisar imediatamente caso seja identificada alguma irregularidade na fabricação de seus produtos.
Vale destacar que os lotes especificados foram recolhidos e a empresa atualmente segue comercializando normalmente os chocolates “castanhas de caju” e “castanhas de caju e uva passas”, sem nenhum dano à população.
QUAL MARCA DE TEMPERO FOI BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?
De acordo com informações divulgadas pelo portal R7, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a comercialização e distribuição da canela moída da marca Pirata e solicitou o recolhimento de um lote do produto após constatar a presença de fragmentos de insetos e de pelo de roedor.
A Vilma Alimentos, além de misturas, caldos, molhos e temperos, a empresa também é consolidada na fabricação de massas, refrescos, biscoitos e achocolatados.
Porém, a empresa não está livre de ter alguns imprevistos como toda grande rede alimentícia. De acordo com decisão publicada no Diário Oficial da União do dia 13 de julho de 2022, o órgão regulador destacou que, em análise fiscal feita pela Fundação Ezequiel Dias (Funed-MG), foram encontrados seis fragmentos de insetos.
Ocorre que isso é um indicativo de falhas de boas práticas de fabricação, onde foram encontrados quatro fragmentos de pelo de ratos e matéria estranha que indica risco para consumo, muito acima do permitido.
QUAL A SITUAÇÃO HOJE?
A situação desta terça-feira (23) de abril de 2024, é que a Vilma Alimentos emitiu um comunicado oficial em seu site, se justificando para os seus clientes que a situação se se enquadrou em um caso isolado.
“Recomendamos aos nossos clientes que possuam produtos dos lotes mencionados, por favor, entrem em contato imediatamente pela central de atendimento ao cliente… O recolhimento não representará nenhum custo aos clientes e consumidores destinatários desta mensagem”, garantiu a empresa.
Por fim, a Vilma Alimentos destacou que “todas as medidas cabíveis foram adotadas para garantir a segurança dos consumidores, um compromisso nosso com os nossos clientes”, concluiu o comunicado.
A empresa segue em atividade produzindo produtos de alta qualidade normalmente para os seus clientes e sempre atenta e seguindo as exigências sanitárias impostas pelo órgão fiscalizador.
QUAL FOI A OUTRA FAMOSA MARCA BARRADA PELA ANVISA?
A Anvisa emitiu o Comunicado de Risco nº 022/2023 através do seu portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, que informa a suspensão da comercialização, distribuição e uso do lote nº 495 do Café Moído e Torrado da marca Café da Terra, com data de validade até 27/04/2023, distribuído pela Café Terra do Rei Ltda.
A medida foi motivada considerando o resultado do laudo de análise definitivo nº 838.1P.0/2022 emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels no Rio de Janeiro no dia 29 de março de 2023.
O laudo apresentou resultados insatisfatórios quanto ao ensaio de pesquisa de matérias estranhas indicativas de risco à saúde humana.
Por causa do resultado insatisfatório pela presença de fragmentos rígidos de brilho vítreo (fragmentos de vidro), no lote do produto em questão, a venda do mesmo foi proibida. Mesma situação dos chocolates da marca Garoto citado acima.
Importante destacar que essa proibição se aplicou apenas a esse lote específico, e a marca continua operando e comercializando o Café Moído e Torrado da marca Café da Terra normalmente.
Vale pontuar que o café é uma das bebidas mais amadas pelos brasileiros. É difícil imaginar alguém que não goste desse produto, que serve para dar ânimo para a correria do dia a dia e também para aquecer a alma.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUAL FOI A ÚLTIMA PROIBIÇÃO DA ANVISA?
A Anvisa fez a proibição foi de uma famosa marca de salsichas, sob a Resolução-RE nº4.621, de 01 de dezembro de 2023, através do seu portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
E a proibição também causa espanto, visto que as salsichas se tornaram um dos principais ingredientes que servem tantos para lanches do dia a dia, como também sendo servidos em festas e comemorações especiais como um dos pratos principais.
O órgão proibiu a comercialização, distribuição e uso do lote 18/10/2023 A (com validade até 17/12/2023) do produto Salsicha Hot Dog Resfriada, marca Carrer Alimentos.
A medida foi tomada em virtude do comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa, devido à contaminação do lote do produto por Listeria monocytogenes, que é particularmente preocupante em mulheres grávidas.
Essa bactéria pode crescer em condições de refrigeração, o que a torna uma preocupação em alimentos refrigerados como carnes e prontos para consumo, por isso tamanha gravidade que fez com que a Vigilância Sanitária desse aval ao pedido voluntário da empresa.
A EMPRESA SE MANIFESTOU?
Atualmente o produto Salsicha Hot Dog Resfriada, marca Carrer Alimentos, segue sendo comercializada normalmente, visto que apenas o lote citado continha riscos para a população.
Após identificar o problema grave, a própria empresa se prontificou em retirar todos os produtos do lote mencionado dos pontos de vendas e fez um comunicado em seu site oficial falando sobre o caso, pedindo desculpas e justificando que se tratou de uma situação adversa.
A Carrer Alimentos declarou de acordo com informações do portal Notícias Concursos.
“Estamos comprometidos com a segurança dos alimentos e a satisfação dos nossos clientes. Tomamos todas as medidas necessárias para resolver a situação e garantir que isso não aconteça novamente”, diz o comunicado.
QUAL É O DEVER DA ANVISA?
A Anvisa é responsável por tudo que é comercializada no Brasil. Seja na parte de produtos ou alimentos. A Vigilância Sanitária está sempre verificando se padrões de qualidade estão sendo devidamente cumpridos.