Abaixo apenas da Caixa Econômica e do Bradesco, o Itaú é o terceiro banco com maior número de clientes no Brasil
O Itaú é uma das principais instituições financeiras do país. Já são quase 100 milhões de CPFs registrados dos dados da empresa e bilhões de reais movimentados anualmente.
Mas, nos últimos tempos, o grupo, que fica atrás apenas da Caixa Econômica e do Bradesco em número de clientes, se viu diante de fortes movimentações, envolvendo demissões de funcionários e até fim de serviço.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em agosto deste ano, o Itaú encerrou sua estadia de mais de 40 anos na Argentina, em meio à inflação, crise social e corrida presidencial do país vizinho. Segundo o G1, o grupo vendeu suas operações para o Banco Macro, com prejuízo de R$ 1,2 bilhão.
Demissões em massa
Em contrapartida, no Brasil, uma reviravolta causou manifestações. Em novembro, após o anúncio da terceirização da Central Gerentes, os colaboradores do setor foram informados que seriam demitidos, como revelou o Sindicato dos Bancários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre o final de 2022 e setembro de 2023, de acordo com o próprio Itaú, foram fechados 1.082 postos de trabalho e 180 agências físicas. O motivo, no entanto, teria sido as decisões internas e estratégicas, visando os lucros da marca, após algumas derrocadas.
Fim de serviço
Com o crescimento do uso do PIX, algumas instituições deram fim às transferências via Documento de Ordem de Crédito, o DOC. Dentre elas, o Itaú, que encerrou esse tipo de atividade no início do semestre. Outras empresas devem encerrar até o início de 2024.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como abrir uma conta no Itaú?
Para virar cliente do banco e fazer a solicitação de cartões, é necessário levar os documentos de identificação e comprovante de residência a uma das agências mais próximas. Ao todo, são mais de 4,3 mil pontos de atendimento no Brasil e exterior.