Fique por dentro
Alerta urgente, quase 2 mil convocados e 13º e 14º salários: 4 reviravoltas urgentes do INSS em 2024
22/12/2023 às 6h27

As 4 reviravoltas urgentes do INSS em 2024, com alerta e atualização sobre 13° e 14° salários
O ano de 2024 está cada vez mais próximo e o INSS está com 4 reviravoltas, com um alerta urgente emitido aos beneficiários, quase 2 mil convocados e as atualizações sobre o 13° e 14° salários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Instituto Nacional do Seguro Social é um dos principais programas do governo, voltado principalmente para os aposentados e aqueles que trabalham de carteira assinada, e sempre emite um comunicado anunciando as novidades.
De acordo com o portal ‘Seu Crédito Digital’, na última quarta-feira (20), o INSS emitiu um alerta urgente sobre um esquema fraudulento, que usa a prova de vida online para fazer as pessoas caírem em golpes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prova de Vida do INSS está sendo alvo de golpes (Reprodução: Internet)
Os segurados do programa estão recebendo mensagens através do SMS ou ligações, onde criminosos se passos por funcionários e oferecem alguns benefícios e vantagens inexistentes, mas que acabam chamando a atenção das pessoas.
Dessa maneira, os golpistas solicitam alguns dados pessoais e bancários, em seguida pedem o envio de uma foto e os documentos digitalizados, assim pegando todos os dados para conseguir acessar as contas bancárias sem nenhum problema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lula ciente: INSS libera aposentadoria antecipada com 25 anos de contribuição à lista de trabalhadores em 2025
● Reajuste garantido em 2025 e +5 presentões: INSS garante 2 vitórias e salva bolso dos idosos 60+ em abril
● Plano de lei do INSS anunciado hoje (28) na era Lula traz antecipação do 13° salário aos beneficiários em 2025
Para não ser vítima desse golpe, siga os 5 passos abaixo:
- Manter os dados de contato atualizados no Meu INSS ou através do telefone 135;
- Ignorar solicitações de dados por e-mail, mensagem ou telefone;
- Não acessar links enviados por SMS e desconfiar de mensagens não identificadas;
- Confirmar contatos ou convocações através do Meu INSS na plataforma gov.br;
- Utilizar exclusivamente os canais oficiais do INSS para qualquer interação ou entrega de documentos.
Ainda segundo o ‘Seu Crédito Digital’, a Previdência Social está em momento de expansão e o atual ministro, Carlos Lupi, prevê a contratação de mais quase 2 mil funcionários, para ajudar a garantir a eficiência dos serviços prestados.
Segundo ele, a ideia é convocar cerca de 1.800 pessoas que foram aprovados no último curdo para técnico do INSS, mas esse processo ainda aguarda a aprovação do governo.

Concurso do INSS pode convocar quase 2 mil pessoas que passaram (Reprodução: Internet)
Durante uma entrevista que concedeu ao ‘Correio Braziliense’, Carlos Lupi revelou que espera que essa aprovação chegue já para 2024.
Já sobre o 13° salário, o desde ano já foi pago, no meio do ano e não no final, como todos estavam atualizados, porém há uma maneira de antecipar o pagamento referente a 2024.
De acordo com o portal ‘Informe Brasil’, essa antecipação é oferecida pelos bancos e permite que os aposentados e pensionistas tenham acesso a sua totalidade, ou parte dele, em qualquer momento, inclusive agora para ajudar nas festas de fim de ano.
Mas é importante ressaltar que essa antecipação não é obrigatória e funciona como um empréstimo, onde cada instituição financeira estipula suas regras e taxas de juros, a serem cumpridas por quem optar por esse processo.

13° Salário pode ser antecipado através dos bancos (Reprodução: Internet)
Como está a situação do 14° salário?
O 14° salário é algo que gera uma grande expectativa nos brasileiros, por ser uma renda extra, mas para os aposentados e pensionistas do INSS parece que esse sonho está cada vez mais longe de ser realizado.
O Projeto de Lei 4367/2020, do qual prevê esse pagamento extra, ainda está em tramitação e precisa ser aprovado, mas o próprio Ministro da Previdência revelou que é algo difícil de acontecer, por conta das finanças do governo.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são: