Existem algumas formas de identificar o início de um acidente vascular cerebral e acionar socorro médico o quanto antes
Uma pesquisa da Biblioteca Virtual da Saúde revelou que a cada ano surgem cerca de 340 mil novos casos de AVC entre os brasileiros. O número atinge principalmente os homens, que saem na frente nos índices do problema.
Vários fatores podem influenciar um acidente vascular cerebral. Por exemplo, diabetes, pressão alta, tabagismo, uso excessivo de álcool e drogas, entre outras coisas. Nos casos mais graves, com evolução para um derrame, ele pode matar na hora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O AVC acontece quando os vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens”, explica o Ministério da Saúde.
Ainda de acordo com o órgão, a condição é uma das principais causas de mortes, incapacitação e internações no mundo todo. “Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento, maiores serão as chances de recuperação completa”, acrescenta a nota.
Afinal, como identificar um AVC?
Normalmente, os sintomas costumam surgir antes do acidente vascular cerebral. Entre eles, fraqueza, formigamento no rosto, no braço e na perna. Além disso, na maioria dos casos, isso acontece somente em um dos lados do corpo, indicando que há algum problema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O hospital Albert Einstein também destacou 4 fatores para reconhecer um AVC. Se os passos não forem cumpridos, o socorro deve ser acionado imediatamente, pois, assim como foi dito pelo Ministério da Saúde, quanto mais rápido, maiores as chances de recuperação dos movimentos.
Conclusão
Sorriso: Se desconfiar que alguém está sofrendo um acidente vascular cerebral, peça para que a pessoa sorria! Veja se um dos lados do rosto ficou paralisado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Abraço: Faça o movimento para abraçar. Normalmente, nos casos de AVC, o paciente em questão só consegue mexer um dos braços, enquanto o outro fica travado e enrijecido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Música: Cante alguma coisa e veja se a pessoa consegue repetir a letra ou se enrola com as palavras.
Urgência: Por fim, se algum dos passos for identificado, chame uma ambulância imediatamente ou, então, vá direto para um hospital. O acidente vascular cerebral pode ser bastante doloroso.