5 grandes varejistas vivem o mesmo terror com o fim de centenas de unidades espalhadas pelo Brasil, não só a Americanas
Além da Lojas Americanas e do supermercado Dia, outras 3 varejistas também enceram o terror de fechar dezenas de suas lojas. Todas elas são gigantes e cada fechamento surpreendo todos os clientes, principalmente os que frequentavam a unidade.
Os últimos anos estão sendo bastante complicados para grande parte das empresas espalhadas pelo mundo inteiro, por conta da crise financeira deixada pela pandemia da Covid-19. A cada dia que se passa, novas surpresas estão acontecendo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal Metrópoles, a crise da Lojas Americanas teve início em janeiro de 2023. Passados mais de 1 ano, a empresa demitiu 10.435 funcionários e fechou 132 lojas, representando uma queda de 7% de lojas abertas.
“Esse resultado se deve em parte ao trabalho de otimização do nosso parque de lojas, com o encerramento de unidades que não apresentavam rentabilidade adequada”, destacou a empresa em nota.
De acordo com o portal ‘Poder 360’, o a 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais aceitou o processo de recuperação judicial do Dia, no último dia 22 de março.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo o site, as dívidas superam a casa do 1 bilhão de reais e mais de 340 lojas serão fechadas. Assim, só atuará na cidade de São Paulo.
Outras 3 varejistas fecham centenas de lojas
O fechamento de lojas é um processo natural da grandes varejistas, mas quando ocorre em grande escala gera um choque em todos. Carrefour, Marisa e Casas Bahia também vivem esse mesmo terror.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Encerramento”: Carrefour decreta fechamento de unidade gigantesca após 37 anos e comunicado é emitido
● Encerramento de atividades: O fechamento de rede de supermercado, rival do Carrefour, após 50 anos no Brasil
● Fim de serviço vital em SP e venda de 8 unidades: 2 viradas do Carrefour geram tensão em clientes em 2024
Carrefour
De acordo com o portal ‘CNN’, o Carrefour Brasil divulgou, em fevereiro deste ano de 2024, o balanço financeiro referente ao último trimestre de 2023. Nele, registrou um prejuízo líquido de 565 milhões de reais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante esse período, através de seu diretor financeiro, Eric Alencar, a empresa decidiu encerrar 123 lojas entre supermercados e hipermercados. Mais de 100 já estão com as portas abaixadas.
“Elas eram estruturalmente ruins, e a gente precisava focar em crescimento da companhia sobre as lojas com mais potencial”, explicou o rapaz em entrevista divulgada pela CNN.
Marisa
De acordo com o portal ‘Poder 360’, a Marisa anunciou no dia 31 de março de 2023 o fechamento de 92 unidades espalhadas pelo Brasil. Porém, com o passar do tempo o número total reduziu para 88 lojas.
Ainda segundo o site, no dia 17 de julho de 2023, já haviam sido concluídos os 88 fechamentos e agora conta com 246 unidades em operação.
“O foco estará em maximizar a produtividade e resultado operacional, com suporte do braço digital e inovações no modelo operacional”, destacou a empresa.
Casas Bahia
De acordo com o portal ‘G1’, em agosto de 2023 a Via, empresa dona da Casas Bahia anunciou um novo plano de negócios. Nele resultava o fechamento de até 100 lojas em 2023 e a demissão de 6 mil funcionários.
Com isso, a companhia esperava a redução de até 1 bilhão de reais em estoques e a ideia era adotar mudanças na forma de captação de recursos para financiar o crediário.
Somando todas as varejistas, o fechamento de lojas superou a marca de 750 em todo o Brasil.
Qual a maior varejista do Brasil?
O Carrefour é considerado a maior varejista do Brasil, com centenas de unidades espalhadas por todo o país e líder disparada no ranking de vendas.