4 novas vitórias chegam para brasileiros que dependem do metrô para se locomover em São Paulo
Quem reside em áreas urbanas sabe o quanto o metrô e os trens são úteis para a mobilidade urbana.
Criado ainda em 1974 no Brasil, as suas primeiras linhas ligavam as estações Jabaquara e Saúde, na cidade de São Paulo, SP.
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Vale mencionar que a cidade de São Paulo, é que tem a maior malha ferroviária do Brasil: são 101,1 quilômetros distribuídos em seis linhas e 89 estações, respondendo por aproximadamente 34% de toda a estrutura sobre trilhos existente no país.
Hoje, essa modalidade existe em quase todos os estados brasileiros, mas o estado de São Paulo continua sendo o de maior destaque quanto isso.
Vale mencionar que o metrô fica ainda mais completo com o fato de fazer integrações com as linhas de trens da CTPM.
O que muitos não sabem é que já existem 4 vitórias reservadas envolvendo ambos os meios de transporte e que prometem facilitar ainda mais o acesso de regiões mais afastadas às areas mais centrais e comerciais.
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Investimento alto
Para começar a lista de vitórias, de acordo com o que foi publicado no portal oficial do Metrô de São Paulo, uma estação, localizadas em uma das regiões mais populosas da cidade de São Paulo, irá ganhar novas extensões.
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Estamos falando da Linha 2-Verde, que atualmente liga regiões centrais com a zona leste (Vila Pudente a Vila Madalena).
Agora, ela ganhará mais 14 km de extensão e ainda mais 13 estações, com sentido a Guarulhos. Fora isso, ainda conforme o que foi divulgado pelo portal, esse investimento deverá custar aos cofres públicos o valor de R$5 BILHÕES.
Vale mencionar que, com isso, o ramal do Metrô também verá seu intervalo mínimo entre os trens reduzido em 20 segundos.
Na prática isso significa acrescentar uma capacidade de transporte por hora/sentido de 20%.
Hoje a Linha 2-Verde pode transportar até 48 mil pessoas por hora/sentido, patamar que subirá para 57,6 mil passageiros quando o projeto for entregue em sua totalidade.
Com a chegada de 22 novos trens da Frota R, que deverão ser encomendados em breve, o ramal passará por mudanças em várias frentes.
Uma delas é que a mudança de via na estação Vila Prudente, hoje um impeditivo para reduzir o tempo de operação, será eliminada após a extensão do trecho.
Nas fases previstas no projeto, o objetivo é passar a operar entre Vila Madalena e Vila Prudente em GoA2 quando todas as estações contarem com portas de plataforma e o pátio Tamanduateí ser ampliado.
Numa segunda etapa, os trens da Frota R entrarão em serviço também no padrão GoA2.
A expansão da Linha 2-Verde deve ocorrer 2 fases:
- 1º: Com as estações; Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa deve ser aberta em 2026.
- 2º: Com as estações; Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha, em 2027.
Já a extensão até a estação Dutra, em Guarulhos, com mais cinco estações, não tem previsão de ser iniciada por enquanto.
Qual outra nova estação está para ser inaugurada em São Paulo?
Prevista para ser inaugurada ainda neste ano de 2024, a linha da CPTM, 9-esmeralda, hoje administrada pela concessionária ViaMobilidade, ganhará um novo ponto de parada.
De acordo com o portal Folha de S. Paulo, a estação ficará localizada no coração de São Paulo.
Se trata da estação Varginha, que abrangerá o ponto mais ao sul do sistema metroferroviário da capital, a cerca de 4,5 quilômetros da estação Grajaú.
Fora isso, ao lado da estação, está prevista a construção de um terminal de ônibus até o próximo ano de 2025.
A CPTM prevê que a estação atenderá 52 mil passageiros por dia. A maioria deve vir a partir da integração com o sistema municipal de ônibus.
Desde que as obras da extensão da linha tiveram início, ainda no ano de 2013, a previsão de inauguração foi atrasada algumas vezes.
Vale lembrar que, a princípio, a CPTM estimava que a estação estaria pronta no ano de 2022, e postergar a entrega duas vezes ao longo de 2023.
O mesmo local já teve uma estação da linha sul da Fepasa, antiga estatal paulista de transporte ferroviário.