Proibição!
40Kg de carne podre e risco de morte: A proibição urgente da Anvisa contra marca que está na sua geladeira
02/09/2024 às 13h50
Proibição da Anvisa atinge marca muito famosa entre os consumidores e é retirada dos centros comerciais devido produto estragado
Marca muito popular e amada entre os brasileiros é atingida por proibição urgente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) após fiscais detectarem podridão e produto ser retirado às pressas das prateleiras dos mercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, as tão consumidas carnes, que estão presentes em milhares de receitas de comidas brasileiras, acaba de se envolver em escândalo e marca responsável terá que responder por seus atos.
Desse modo, de acordo com o NDmais, a Anvisa descartou cerca de 25kg de carne suína e bovina após uma fiscalização conjunta a um abatedouro de Chapecó, Oeste de Santa Catarina, no dia 2 de fevereiro de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além dos descartes, outros 12 kg foram apreendidos para análise laboratorial após denúncias de irregularidades no estabelecimento. O proprietário foi notificado por violar normas ambientais.
Segundo a denúncia, o local realizava descarte irregular de dejetos e comercializava produtos impróprios, mesmo regularizado nos órgãos sanitários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ação foi conduzida em conjunto pelo Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (Caoagro), pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).
Durante a vistoria, a equipe flagrou uma lagoa de tratamento de efluentes a céu aberto com forte odor e outras estações que eram insuficientes ao tratamento dos dejetos. Ainda, na parte externa, a polícia encontrou o armazenamento de vísceras em recipiente aberto.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Pombas e baratas: A interdição da Anvisa contra restaurante n°1 por flagra de nojeira em 2024
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
É importante lembrar que comer carne estragado pode ser bastante perigoso. As bactérias e toxinas ali presentes são capazes de causar uma intoxicação alimentar, trazendo sintomas como vômitos, dor de cabeça, febre e diarreia. Se o problema não for tratado, a situação fica ainda pior, podendo evoluir para doenças graves e até letais.
Ademais, conforme a polícia, também foram encontrados produtos à venda com validade vencida, embalagens rompidas e aspectos de contaminação, no açougue anexo ao abatedouro.
Vale ressaltar que de acordo com o portal Cursos CPT, os abatedouro são legais e são uma necessidade para a disponibilização de produtos de qualidade no mercado, especialmente quando o consumo de carne no Brasil vem mostrando crescimento nos últimos anos.
No entanto, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor suas versões dos fatos.
Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.