Proibição da Anvisa atinge marca muito famosa entre os consumidores e é retirada dos centros comerciais devido produto estragado
Marca muito popular e amada entre os brasileiros é atingida por proibição urgente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) após fiscais detectarem podridão e produto ser retirado às pressas das prateleiras dos mercados.
Portanto, as tão consumidas carnes, que estão presentes em milhares de receitas de comidas brasileiras, acaba de se envolver em escândalo e marca responsável terá que responder por seus atos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, de acordo com o NDmais, a Anvisa descartou cerca de 25kg de carne suína e bovina após uma fiscalização conjunta a um abatedouro de Chapecó, Oeste de Santa Catarina, no dia 2 de fevereiro de 2024.
Além dos descartes, outros 12 kg foram apreendidos para análise laboratorial após denúncias de irregularidades no estabelecimento. O proprietário foi notificado por violar normas ambientais.
Segundo a denúncia, o local realizava descarte irregular de dejetos e comercializava produtos impróprios, mesmo regularizado nos órgãos sanitários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ação foi conduzida em conjunto pelo Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (Caoagro), pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).
Durante a vistoria, a equipe flagrou uma lagoa de tratamento de efluentes a céu aberto com forte odor e outras estações que eram insuficientes ao tratamento dos dejetos. Ainda, na parte externa, a polícia encontrou o armazenamento de vísceras em recipiente aberto.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante lembrar que comer carne estragado pode ser bastante perigoso. As bactérias e toxinas ali presentes são capazes de causar uma intoxicação alimentar, trazendo sintomas como vômitos, dor de cabeça, febre e diarreia. Se o problema não for tratado, a situação fica ainda pior, podendo evoluir para doenças graves e até letais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, conforme a polícia, também foram encontrados produtos à venda com validade vencida, embalagens rompidas e aspectos de contaminação, no açougue anexo ao abatedouro.
Vale ressaltar que de acordo com o portal Cursos CPT, os abatedouro são legais e são uma necessidade para a disponibilização de produtos de qualidade no mercado, especialmente quando o consumo de carne no Brasil vem mostrando crescimento nos últimos anos.
No entanto, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor suas versões dos fatos.
Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.