DICAS
Sugam a gordura do sangue: Cardiologista entrega 5 alimentos populares para fugir de parada cardíaca
12/09/2024 às 12h35
A preocupação com a saúde vem aumentado cada vez mais, principalmente por causa da péssima alimentação das pessoas em alimentos industrializados e consequentemente contribuem com o acúmulo de gordura no sangue
Cardiologista entrega 5 alimentos populares para fugir de parada cardíaca, que são capazes de sugarem a gordura do sangue, causando grande alívio para as pessoas, visto que esse problema afeta inúmeros brasileiros, principalmente quem se alimenta mal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante destacar que segundo o portal Vida Saudável, a gordura no sangue é silenciosa, portanto, é prudente que você regularmente consulte seu médico para avaliar a situação do seu coração, especialmente se você apresenta os fatores de risco.
Os fatores envolvem, obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão arterial, colesterol alto, resistência a insulina, dislipidemia (excesso de gordura no sangue), e ter mais de 50 anos. A principal recomendação para evitar a gordura no sangue é adotar uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e evitar ou moderar o consumo de bebidas alcoólicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As formas de tratamento devem ser conduzidas sempre por profissionais especializados, e nunca o paciente deve se autodiagnosticar ou realizar tratamento, qualquer que seja, por sua própria conta. Seja prudente, faça check-up anual e converse com o seu médico e/ou especialista de confiança.
O fato é que manter os vasos sanguíneos “limpos” e saudáveis é fundamental para a prevenção de doenças cardiovasculares. A boa notícia é que alguns alimentos são ótimos aliados nessa função, pois ajudam a desobstruir as artérias e a proteger o coração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem destaca isso é o cardiologista Roque Savioli. Em uma publicação no Instagram, o médico pontuou que existem ingredientes que podem “limpar” os vasos sanguíneos. Porém, eles devem integrar a dieta mediterrânea (composta de vegetais, frutas, cereais, sementes, ovos e derivados), pois não agem sozinhos.
“Mas eles trazem elementos essenciais para o sangue não encontrar barreiras pelo caminho”, disse o especialista de acordo com informações do portal Metrópoles. Veja abaixo quais são os 5 alimentos populares para fugir de parada cardíaca.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Novembro tem 2 feriados inesperados na sexta e quarta-feira e trabalhadores pulam de alegria
● 13º salário antecipado: PIX de R$ 1.412 é anunciado e trabalhadores estão em festa
● Já pode comemorar: Feriado PROLONGADO terça (05) no RJ e SP faz CLTs soltarem fogos
QUAIS SÃO OS 5 ALIMENTOS POPULARES PARA FUGIR DA GORDURA NO SANGUE?
Sardinha: Fácil de ser encontrado no comércio e de baixo custo, a sardinha possui ômega-3 e coenzima Q10, protetores do coração e dos músculos. “Coma peixes pelo menos duas vezes por semana”, indicou o cardiologista Roque Savioli.
Beterraba: De acordo com o médico, a beterraba é “a rainha no despertar do óxido nítrico”, que é um vasodilatador natural produzido pelo corpo quando existe ingestão do vegetal. Ela também facilita a circulação sanguínea, garantindo maior aporte de oxigênio e ajudando a controlar a pressão arterial. “A melhor forma de consumir a beterraba é crua”, disse o especialista.
Couve: Repleto de nutrientes e rica em magnésio, a couve é uma folha das mais potentes quando se trata de proteção cardíaca e forte aliada contra as dores, de acordo com o cardiologista. “Ela pode ser consumida crua, no suco ou refogada”, declarou ele.
Chocolate: Para a alegria de muitos, o chocolate é outro aliado à prevenção de doenças cardiovasculares. Porém, Savioli pontuou que, para proteger o coração, o ingrediente deve ser amargo e ter a partir de 70% de cacau. “Você pode comer uma lasca de chocolate de mais ou menos 10 gramas 3 vezes ao dia. Serão 30 gramas de chocolate amargo ao dia”, recomendou.
Batata Yacon: Originária da Cordilheira dos Andes, a batata Yacon é indicada para quem tem diabetes, segundo o cardiologista. “Apesar de ser doce, ela é aliada dos diabéticos e de quem tem problemas no coração”, comentou na publicação. Ele pontuou que o alimento “promove uma limpeza de radicais livres, substâncias que atuam como se o corpo estivesse enferrujado e cheio de lixo”, disse o médico.
O QUE A GORDURA NO SANGUE PODE CAUSAR?
Uma das consequências é o colesterol acumular nas paredes das artérias e obstruí-las. Se for no coração, o paciente terá um infarto do miocárdio; se for no cérebro, um acidente vascular cerebral (AVC) de acordo com informações do portal Tua Saúde. Na maioria das Situações, só se descobre o colesterol alto quando se faz o exame de sangue.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]