Confira a lista de 5 chás poderosos contra a falta de memória e rejuvenesça seu cérebro em até 30 anos
Ter uma boa memória é um dos fatores mais importantes para que a gente consiga realizar praticamente todas as atividades que desenvolvemos no dia a dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atos simples como abrir uma garrafa, vestir uma roupa, ou lembrar de acontecimentos básicos estão relacionados com a capacidade de armazenar memórias.
Dados alarmantes
Porém, a falta dela merece um alerta especial. De acordo com o portal Globo, em alguns casos, a falta de memória está associada a doenças e transtornos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a demência ou transtorno neurocognitivo maior, doença crônica ou progressiva que gera um desgaste da função cognitiva, atinge cerca de 55 milhões de pessoas no mundo todo, podendo chegar a 150 milhões até 2050.
A OMS ainda indica que entre 60% e 70% dos casos de demência são na verdade doença de Alzheimer. As duas doenças podem ser causadas por inúmeros fatores, sendo um deles a genética, que é não modificável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas há 12 fatores de risco modificáveis, que podem prevenir até 40% dos casos, segundo estudo publicado ano passado na The Lancet.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E obviamente que uma boa alimentação e atividade física são imprescindíveis para evitar doenças crônicas não transmissíveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alguns fatores como fadiga, estresse, falta de sono e o uso de alguns medicamentos, podem afetar a capacidade das funções cerebrais de armazenar as memórias.
Mas você sabia que alguns chás podem ser aliados poderosíssimos em criar imunidade para a falta de memória e ainda retarda o envelhecimento, rejuvenescendo nosso cérebro em até 30 anos?
Inspirados em dados divulgados pelo portal Globo, separamos 5 desses chás para que você comece AGORA mesmo na prevenção e manter sua caixinha de memórias intacta!
Quais são os 5 chás poderosos contra a falta de memória?
1. Chá preto:
O chá preto geralmente é aquele que fica mais tempo fermentando, feito com folhas mais velhas da planta Camellia Sinensis. Por isso ele tem uma grande concentração de cafeína.
Para preparar basta seguir as instruções abaixo:
- Adicione duas colheres de sopa da erva em um litro de água fervente
- Abafe a mistura por cinco minutos e coe.
- Consuma duas vezes ao dia.
Ele pode ser consumido através das folhas, em pó ou em cápsulas.
Chá preto (Foto Reprodução/Internet)2. Chá verde:
O chá verde também vem da Camellia Sinensis e passa por uma leve fermentação, por isso tem um pouco mais de cafeína do que o chá branco.
Além disso, é feito com folhas um pouco mais velhas da Camellia sinensis. Para preparar basta seguir as instruções abaixo:
- Adicione duas colheres de sopa da erva em um litro de água fervente
- Abafe a mistura por cinco minutos e coe.
- Consuma duas vezes ao dia
Ele pode ser consumido através das folhas, em pó ou em cápsulas.
3. Chá de romã:
De acordo com o portal Daniele SD Centro de Especialidades, há evidências de que a romã pode melhorar a memória.
Em estudo em pacientes cirúrgicos, que utilizaram 2 gramas do extrato de romã, impediu déficits na memória pós-cirurgia.
Outro estudo, em 28 indivíduos idosos com queixas de memória, descobriram que 237 ml do suco de romã por dia, melhorou significativamente os marcadores da memória verbal e visual.
Há também algumas evidências de estudos com ratos, que a romã pode ajudar a combater a doença de Alzheimer.
O chá de romã possui ativos antioxidantes que auxiliam no processo.
Para fazer o chá da romã, é só:
- Ferver 1 xícara de água em uma panela e adicionar 10 gramas da casca da fruta
- Desligue o fogo em seguida
- Abafe a panela por 10 a 15 minutos.
Após esse período, deve-se coar e beber o chá morno de 2 a 3 vezes por dia.
4. Chá de alecrim:
Além de atuar na memória e cognição, o alecrim também possui um importante papel no controle do estresse e ansiedade, o que pode ter efeito sobre a concentração.
Os polifenóis presentes, como ácido rosmarínico e carnósico, possuem propriedades antidepressivas, ansiolíticas e neuroprotetoras
Pesquisas indicam que beber um pequeno copo de água de alecrim por dia, ajudará a melhorar a saúde física e mental, pois altera o desempenho da memória, aumentando a capacidade de lembrar o passado em 15%, deixando assim seu cérebro mais jovem.
Chá de alecrim (Foto Reprodução/Internet)De uma forma geral, para o preparo, você deve fazer do seguinte modo:
- Adicione cerca de 1 colher (de sopa) de ramos de alecrim (folhas e hastes) em uma xícara (de chá) de água própria para consumo e quente
- Abafar e deixar por 5 a 10 minutos.
- Consumir de 2 a 3 vezes ao dia
5. Chá de açafrão:
Esse chá oferece efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, entre seus benefícios estão:
- A melhora nas funções cognitivas
- Redução nos danos oxidativos,
- Diminui a inflamação nas células microgliais cerebrais.
Os compostos curcuminoides e bisdemetoxicurcumina, presentes no rizoma da Cúrcuma longa L, atuam no controle e liberação da proteína beta-amiloide.
Esta proteína induz o estresse oxidativo e favorece a deterioração neural observada na doença de Alzheimer.
Há, portanto, ação neuroprotetora a partir dos efeitos antiamiloidogênico, anti-inflamatório, antioxidante e quelante, o que faz da curcumina um fitoquímico bastante atraente como potencial terapêutica para a doença.
Para prepara-lo você vai precisar:
- Preparar uma infusão do açafrão, colocando uma colher de café de pó de cúrcuma em 150 ml de água fervente
- Deixar repousar por cerca de 10 a 15 minutos.
- Beber três xícaras de chá ao dia.
Você consegue consumir através de cápsulas de cúrcuma (curcumina + pimenta preta)
MAS ATENÇÃO! É importante destacar que o consumo desses chás NÃO É INDICADO para tratar doenças que afetam a memória. Caso suspeite de qualquer doença, PROCURE UM MÉDICO.