Atenção!

Água, luz, IPTU e IPVA: 5 dicas INFALÍVEIS para fugir das dívidas em janeiro e salvar o bolso em 2024

03/01/2024 às 14h38

Por: Luiza Lefundes
Dicas de como pagar as dívidas de janeiro (Reprodução/Internet)
Dicas de como pagar as dívidas de janeiro (Reprodução/Internet)

5 dicas para fugir das dívidas em janeiro e salvar o bolso em 2024

Como todos já sabem, janeiro costuma ser um mês bem pesado para os brasileiros em relação ao planejamento financeiro, já que é necessário ter o compromisso de pagar as contas de casa e os impostos do início do ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, nós do TV Foco reunimos 5 dicas infalíveis para fugir das dívidas desse começo de 2024 e aliviar o bolso de milhares de pessoas mesmo com os excessos de boletos, tributos, seguros, matrículas, planos de saúdes, entre diversos outros.

Organizar os gastos fixos e dívidas no papel ou em uma planilha, por exemplo, poderá ajudar a controlar as despesas e encontrar pontos de economia. Algumas empresas de finanças, como o Serasa, oferecem planilhas gratuitas que podem ser utilizadas pelos consumidores na hora de organizar seus gastos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para manter as despesas sob controle, é necessário revisá-las periodicamente. Desse modo, o consumidor ter maior consciência sobre o seu gasto em contas essenciais. Outra dica é analisar as assinaturas de serviços mensais, como streaming, conta de celular e canais por assinatura.

Após ter ciência sobre o tamanho real da dívida, é hora do consumidor tentar negociar com as instituições financeiras. As primeiras contas a serem quitadas devem ser aquelas com maior incidência de juros, como cartão de crédito e empréstimos. O conselho dos especialistas é o uso da proatividade e da negociação consciente, ou seja, aceitando apenas ofertas que sejam possíveis de serem seguidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Analisar os impostos obrigatórios ao quitar à vista ou em parcelas, também pode aliviar o bolso. Caso os valores estejam investimos, o rendimento da aplicação deverá ser comparado ao desconto ofertado ao contribuinte no pagamento a vista. Assim, caso o desconto seja inferior ao rendimento do dinheiro, o pagamento parcelado se torna uma boa opção. Os descontos podem variar conforme os estados, no caso do IPVA, e com os municípios, no IPTU.

Por fim, mudar os hábito de consumo pode salvar o cidadão de adquirir uma dívida imensa. O indicado é sempre ter em mente três perguntas antes de realizar uma compra. Assim, os consumidores devem se questionar “Por que comprar? Preciso? Posso Pagar?” antes de realizar a compra.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como pagar parcelado o IPVA em 2024?

O pagamento pode ser feito em instituições financeiras, pela internet, débito agendado, lotéricas e cartão de crédito em empresas credenciadas junto à Sefaz-SP. O calendário de vencimento segue a terminação da placa do veículo, e é necessário usar o número do Renavam para efetuar o pagamento.
A conta de água é uma que faz parte da lei (Reprodução: Internet)

A conta de água é uma que faz parte da lei (Reprodução: Internet)

IPVA 2024 (Foto: Reprodução, Secretária da Fazenda)

IPVA 2024 (Foto: Reprodução, Secretária da Fazenda)

IPTU 2024 (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

IPTU 2024 (Foto: Reprodução, Montagem – TV Foco)

2024
Contas
IPTU
IPVA

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.