Para você parar imediatamente: 5 erros comuns que estão acabando com o seu cabelo e você não sabia
Manter o cabelo exuberante e saudável é o desejo de muitos, mas hábitos cotidianos podem estar sabotando a saúde dos seus fios sem que você sequer sonhe nas consequências dessas ações tão comuns.
Nessa matéria, iremos pontuar cinco hábitos comuns que você provavelmente tem com seu cabelo e deve parar imediatamente, além de explicar os danos que essas simples atitudes podem causar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1. Desembaraçar os Fios Secos
Imagine puxar um elástico seco; ele quebra com facilidade. O mesmo ocorre com o seu cabelo. Desembaraçá-lo enquanto está seco pode resultar em danos significativos, levando à quebra e ao frizz.
A dica crucial aqui é pentear os fios úmidos e apostar em condicionadores sem enxague ou leave-in de qualidade para suavizar o processo, começando delicadamente das pontas em direção às raízes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2. Dormir com os Fios Molhados
O hábito de dormir com os fios molhados pode levar à proliferação de fungos no couro cabeludo, resultando em problemas como caspa e quebra dos fios, além do aumento do frizz. Certifique-se de secar completamente o cabelo antes de dormir.
3. Produtos de Má Qualidade ou Vencidos
Utilizar produtos de má qualidade ou até mesmo vencidos pode ser prejudicial. Escolha produtos específicos para o seu tipo de cabelo, considerando suas características e as químicas usadas e verifique sempre as datas de validade.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 120 dias de folga e benefício garantido pelo INSS: Lei em vigor na era Lula traz 2 vitórias à lista de CLTs
● R$1200 garantidos: Lei de Lula traz extra na poupança da Caixa no início de 2025 e salva milhares de CPFs
● Caixa crava 2 presentões no FGTS e PIS/Pasep para lista de CPFs que fazem aniversário em JANEIRO
4. Passar Shampoo nas Pontas
Concentrar o shampoo nas pontas do cabelo pode ressecá-las, pois a limpeza excessiva retira os óleos naturais. Aplique o shampoo no couro cabeludo e deixe apenas a espuma escorrer pelas pontas ao enxaguar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
5. Usar Máscaras e Cremes de Pentear na Raiz
Aplicar máscaras e cremes de pentear na raiz pode deixar o cabelo oleoso e pesado, tampando os poros e impulsionando o surgimento de caspas e outros problemas no couro cabeludo.
A dica é que, de forma contrária ao shamppoo, você deve concentrar esses produtos no comprimento e nas pontas, onde os fios realmente precisam de hidratação.
Como cuidar de cabelos oleosos?
Cuidar de cabelo oleoso requer alguns cuidados específicos. Lave os cabelos regularmente para remover o excesso de oleosidade, mas evite lavagens em excesso, pois isso pode estimular ainda mais a produção de óleo.
Utilize produtos específicos para cabelos oleosos, como shampoos adstringentes e leves. Evite condicionadores na raiz e opte por aplicar apenas nas pontas.
Evite o uso excessivo de ferramentas de calor, como secadores e chapinhas. Considere também ajustar a alimentação, reduzindo o consumo de alimentos gordurosos.