URGENTE

Imperdoável: 5 leis de trânsito trazem multa PESADA por atitudes populares e motoristas devem se atentar

23/07/2024 às 10h34

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada
Guarda multando / Código de trânsito - Montagem: TVFOCO

Conheça agora as 5 leis de trânsito que trazem multa pesada por atitudes populares que você precisa evitar e estar sempre atento

A título de informação, as tão temidas leis de trânsito, que, na maioria das vezes, em caso de descumprimento, acabam acarretando multas aos motoristas, são normas legais com o objetivo de disciplinar e orientar os condutores, para garantir mais segurança de todos os envolvidos no deslocamento diário (motoristas, passageiros, pedestres, ciclistas, entre outros) e padronizar conhecimentos e condutas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dito isso, nesta terça-feira (23), vocês irão conhecer quais são as cinco leis de trânsito que trazem verdadeiras multas pesadas por atitudes populares e motoristas devem se atentar para não precisar a vir lidar com futuros imprevistos. As informações são do portal Heliar.

1. Cinto de segurança obrigatório para todos os passageiros. Claro, não podemos deixar de iniciar com uma das mais importantes. O uso do cinto de segurança passou a ser obrigatório no Brasil em 1994, mas para alguns motoristas o seu uso ainda é controverso, principalmente em cidades do interior. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A saber, seu uso é essencial, não apenas para os que ocupam os bancos da frente, mas também para quem senta no banco de trás. Por isso, use o cinto para garantir a sua segurança e evitar ser multado por um agente de trânsito, infração que pode render cinco pontos na carteira de motorista

Leis de transito (Foto: Reprodução - Justos)
Leis de transito (Foto: Reprodução – Justos)

2. Dirigir embriagado é crime. Para quem não sabe, desde 2008, com o surgimento da Lei seca a fiscalização ficou mais severa com o aumento das blitz para apreender motoristas e veículos que trafegam sob o efeito do álcool e colocam a sua vida e a de terceiros em risco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3. Ciclistas também devem respeitar as leis de trânsito. De acordo com o CTB, os ciclistas devem circular em ciclofaixas, acostamentos e ciclovias. Na falta destas, ele deve andar no bordo direito da pista, no mesmo sentido dos veículos. 

Além das leis convencionais de trânsito, como semáforo, sinalização e circulação na mão correta, algumas orientações são específicas para os ciclistas. Além disso, a lei proíbe a circulação de bicicletas em calçadas, passarelas e outras vias que são de uso exclusivo dos pedestres.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mulher recebendo multa (Foto: Reprodução / Canva)
Mulher recebendo multa (Foto: Reprodução / Canva)

4. Crianças devem ser transportadas com equipamento de segurança especial. A Resolução determina que crianças de até 10 anos devem ser transportadas no banco de trás e precisam usar o equipamento de segurança adequado de acordo com sua faixa etária. Confira:

  • Até 1 ano: bebê conforto;
  • De 1 a 4 anos: cadeirinha;
  • De 4 a 7 anos: assento de elevação;
  • De 7 a 10 anos: cinto de segurança no banco traseiro;
  • Após 10 anos: já pode ser transportada no banco dianteiro, sempre com cinto de segurança.

5. Respeite os limites de velocidade. Por fim, mas não menos importante, os limites de velocidade existem para garantir a sua segurança e a de terceiros. Eles são avaliados com base em características técnicas da pista, as condições do tráfego na localidade e pelo fluxo de pedestres.

Deve-se sempre respeitar os limites de velocidade não apenas para evitar multas, como também para reconhecer a validade do cálculo técnico que possibilitou a recomendação de uma velocidade que assegure a via de acidentes fatais

Como emitir a CNH?

Para tirar a CNH no Brasil, é necessário atender aos seguintes requisitos básicos:

  1. Ser maior de 18 anos para a categoria B (carros de passeio) e para a categoria A (motocicletas);
  2. Saber ler e escrever;
  3. Possuir documento de identificação (RG ou equivalente);
  4. Ser aprovado em exames médicos e psicológicos.


Leis

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.