Marcas de produto foram proibidos pela Anvisa
Conforme normativa exposta no site oficial da Anvisa e publicada pelo portal GOV.br do Ministério da Saúde, a empresa reguladora retirou dos mercados 5 marcas de produtos amado pelos brasileiros.
O motivo chocante foi divulgado no dia 28 de julho de 2023, onde a Agência Nacional de Vigilância Sanitária relatou que 5 lotes de extrato de tomate continham pelo de rato e com limite acima do permitido pela legislação brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Substância mortal: A marca, rival da Dell Vale, proibida pela Anvisa, arrancada dos mercados e situação hoje
A proibição envolve a comercialização e também a distribuição dos produtos dos lotes reprovados em supermercados. A identificação do pelo de roedor nos extratos de tomate e no molho de tomate foi feita pela Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
Os fabricantes foram notificados para realizarem o recolhimento dos estoques existentes no mercado. A situação hoje, 04 de outubro de 2023 é que os lotes foram divulgados na lista abaixo já foram recolhidos, onde as empresas seguem produzindo normalmente novos lotes atendendo todas as exigências da empresa reguladora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Anvisa e as autoridades de Vigilância Sanitária locais, continuam realizando inspeções regulares nas empresas envolvidas. As informações sobre as empresas e a rastreabilidade dos produtos são atualizadas diariamente.
A segurança alimentar é uma preocupação fundamental para todos nós, é sempre importante se atentar sobre as recomendações da Anvisa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central emite 2 alertas com saque às pressas de R$ 2,9BI em contas poupança dos principais bancos
● A partir de 1º de janeiro: Nova lei traz veredito sobre obrigação de trabalho aos domingos a CLTs em 2025
● Multa pesada e imperdoável: Lei de trânsito em vigor em 2024 traz 4 alertas severos aos motoristas de Uber
QUAL É O PAPEL DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?
A Vigilância Sanitária é um órgão responsável por um conjunto de ações e medidas voltadas para a prevenção e controle de riscos à saúde pública relacionados ao consumo de produtos e à prestação de serviços.
Ela atua no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como objetivo principal garantir a segurança, qualidade e eficácia dos produtos e serviços que podem afetar a saúde da população.