Agora, se o desejo é por um carro mais sofisticado, vale voltar alguns anos na busca e procurar um Honda Civic de oitava geração – para muita gente, a melhor já vendida por aqui. Com R$ 45 mil, é possível encontrar unidades do último ano/modelo, 2011 na versão topo de linha LXL com câmbio automático.
Entre os equipamentos, há freios ABS, airbags frontais, controlador de velocidade, rádio com CD player e bancos de couro. O motor 1.8 aspirado de 140 cv não é referência em economia de combustível, mas como um legítimo Honda, esse Civic é sinônimo de confiabilidade – o que não dispensa o velho conselho de uma boa checagem prévia com um mecânico de confiança.
Peugeot 2008 Allure 2016
Ok, você não quer um carro de entrada, mas também não curte sedãs? Os dois últimos modelos da lista devem te atender. O primeiro deles é o SUV compacto Peugeot 2008. Com R$ 50 mil, já é possível comprar os primeiros exemplares ano/modelo 2016 na versão Allure. Ela traz o mesmo conjunto mecânico que equipa o modelo até hoje: motor 1.6 aspirado e câmbio automático.
Modelo Peugeot 2008 Allure 2016(Foto: Reprodução, AutoCar)
Essa é a configuração intermediária do 2008 e já traz ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar panorâmico, airbags laterais e controlador de velocidade.
Volkswagen Golf 1.6 Sportline 2012
Menos badalada que o Volkswagen Golf 7, a geração conhecida popularmente como 4 ½ é uma opção para quem busca um hatch com boa dirigibilidade, mas não quer (ou não pode) investir muito. Os exemplares encontrados em classificados têm pouco mais de dez anos de uso e custam de R$ 45 mil a R$ 50 mil. A quilometragem quase sempre está acima dos 120 mil km, o que vai exigir um cuidado extra. É sempre prudente mostrar o veículo desejado a um mecânico de confiança antes de fechar negócio.
Dito isso, nossa recomendação é pela versão Sportline do Volkswagen Golf. Equipada com o mesmo motor 1.6 EA111 de Gol, Voyage, Polo, Saveiro e Fox, a mecânica é descomplicada e tem peças fáceis de serem encontradas. Mas o melhor de tudo é que o pacote de equipamentos do Volkswagen é recheado com faróis de acendimento automático, ar-condicionado digital, freios ABS, airbags frontais, rodas de liga leve e controle de velocidade.