ADEUS
Descanse em paz: 5 montadoras gigantes que decidiram parar produções e deram adeus de vez ao Brasil
17/06/2023 às 17h30
Relembre a seguir 5 montadoras muito famosas no Brasil e em outros países que deixaram suas produções no país
O Brasil é um forte exportador de carros e concentra uma gama enorme de fábricas por todo o território. O problema é que muitas montadoras gigantes já deixaram o país, como a Ford, que anunciou a saída de terras tupiniquins há pouco tempo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Ford produziu carros no Brasil por mais de 100 anos. Com os modelos Ka, Ka Sedan e EcoSport como favoritos do público por muitos anos, a marca fechou as fábricas de Camaçari (BA), onde os veículos eram produzidos, e a linha de motores e transmissões de Taubaté (SP), em 2021.
Com o fim da Ford, a montadora Troller também anunciou sua saída do Brasil. A marca é uma das divisões da empresa americana. Sua fábrica ficava na cidade de Horizonte (CE), e seu surgimento ocorreu em 1994. Com o destaque dos modelos RF Sport e T4, a Ford adquiriu a marca em 2007.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SUCESSO NO EXTERIOR
A Mahindra é uma montadora indiana que teve muitos problemas para se manter no Brasil, tanto é que deixou o país em 2015. Para se ter uma ideia do seu processo de montagem, era necessário importar carrocerias da Índia, montar os veículos em Pouso Alegre (MG), transportar os carros de caminhão até Belém (PA), e depois mandá-los para Manaus (AM), onde as carrocerias eram acopladas ao chassi.
POR QUE MARCAS CONHECIDAS DO PASSADO DEIXARAM O BRASIL?
A Alfa Romeo é uma montadora italiana muito sofisticada que chegou ao Brasil em 1974. Muito moderno, o sedã 2.300 começou a ser controlado pela Fiat três anos após sua chegada ao país. O problema é que sua produção era muito cara e após muitas idas e vindas, a marca deixou as terras tupiniquins de vez em 2006.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Romi-Isetta foi o primeiro carro nacional. Produzido pela empresa italiana Iso Automotoveicoli, tinha motor de dois tempos e uma única porta frontal, o que dava todo o seu diferencial. Em 1961, o veículo para passageiros deixou de existir e até hoje a empresa foca na produção de automóveis agrícolas.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● O fechamento de shopping gigante de SP ao despejar mais de 30 lojas e deixar paulistas sem chão
● Descanse em paz: O fim de 4 refrigerantes populares do Assaí, Carrefour e + mercados deixa clientes sem chão
● Nova linha de metrô é exigida a Eduardo Paes no RJ pra salvar cariocas a partir de 2025
Autor(a):
Paulo Damião
Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]