ADEUS

Descanse em paz: 5 montadoras gigantes que decidiram parar produções e deram adeus de vez ao Brasil

A situação vivida por montadora tradicional, que fechou 2 vezes (Foto: Divulgação/Ford)

A situação vivida por montadora tradicional, que fechou 2 vezes (Foto: Divulgação/Ford)

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Relembre a seguir 5 montadoras muito famosas no Brasil e em outros países que deixaram suas produções no país

O Brasil é um forte exportador de carros e concentra uma gama enorme de fábricas por todo o território. O problema é que muitas montadoras gigantes já deixaram o país, como a Ford, que anunciou a saída de terras tupiniquins há pouco tempo.

A Ford produziu carros no Brasil por mais de 100 anos. Com os modelos Ka, Ka Sedan e EcoSport como favoritos do público por muitos anos, a marca fechou as fábricas de Camaçari (BA), onde os veículos eram produzidos, e a linha de motores e transmissões de Taubaté (SP), em 2021.

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Com o fim da Ford, a montadora Troller também anunciou sua saída do Brasil. A marca é uma das divisões da empresa americana. Sua fábrica ficava na cidade de Horizonte (CE), e seu surgimento ocorreu em 1994. Com o destaque dos modelos RF Sport e T4, a Ford adquiriu a marca em 2007.

SUCESSO NO EXTERIOR

A Mahindra é uma montadora indiana que teve muitos problemas para se manter no Brasil, tanto é que deixou o país em 2015. Para se ter uma ideia do seu processo de montagem, era necessário importar carrocerias da Índia, montar os veículos em Pouso Alegre (MG), transportar os carros de caminhão até Belém (PA), e depois mandá-los para Manaus (AM), onde as carrocerias eram acopladas ao chassi.

Modelos das marcas Mahindra e Troller (Foto: Reprodução/Quatro Rodas/Autoesporte)

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POR QUE MARCAS CONHECIDAS DO PASSADO DEIXARAM O BRASIL?

A Alfa Romeo é uma montadora italiana muito sofisticada que chegou ao Brasil em 1974. Muito moderno, o sedã 2.300 começou a ser controlado pela Fiat três anos após sua chegada ao país. O problema é que sua produção era muito cara e após muitas idas e vindas, a marca deixou as terras tupiniquins de vez em 2006.

O Romi-Isetta foi o primeiro carro nacional. Produzido pela empresa italiana Iso Automotoveicoli, tinha motor de dois tempos e uma única porta frontal, o que dava todo o seu diferencial. Em 1961, o veículo para passageiros deixou de existir e até hoje a empresa foca na produção de automóveis agrícolas.

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Montadoras da Alfa Romeo e Romi-Isetta não funcionam mais no Brasil (Foto: Reprodução/Quatro Rodas)

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Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

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