A Globo tem um acervo de novelas imenso, mas algumas ela prefere esconder
Desde o início da pandemia, a Globo sempre esteve a frente com as iniciativas e deu o pontapé de tirar as produções inéditas do ar e reprisar boa parte da sua programação, focando no jornalismo para a cobertura da pandemia do novo Coronavírus.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Amor de Mãe, escrita por Manuela Dias, que já se encaminhava para a reta final, precisou sair às pressas do ar. A Globo, então, escalou a trama Fina Estampa, que foi exibida em 2011 e fez o maior sucesso. Assim como a exibição original, o folhetim que mostra as jogadas mirabolantes de Tereza Cristina (Christiane Torloni) tem feito o maior sucesso no ar e dado até mais audiência que a inédita Amor de Mãe em algumas ocasiões.
+Bonner, Renata Vasconcellos e Maju se juntam, soltam textão e calam a boca em cerco de ódio
Devido ao sucesso da reprise de suas novelas, a Globo está ainda mais cuidadosa. Para isso, ela escalou A Força do Querer, trama escrita por Gloria Perez, para dar continuidade a boa audiência no horário nobre. Antes da confirmação, várias outras novelas fora cogitadas para serem reexibidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, parando pra pensar, algumas novelas estão bem longe da lista da Globo para uma possível reprise no horário. Saiba quais são:
1 – Porto dos Milagres
A novela que foi ao ar em 2001 na Globo, mas não agradou ao público nem aos autores. A trama foi duramente criticada enquanto estava no ar por parecer uma releitura de várias outras novelas que já haviam sido exibidas, mais parecendo uma salada de frutas. A trama mostrou o triângulo amoroso entre Camila Pitanga, Marcos Palmeira e Flávia Alessandra, nomes de sucesso entre o público, mas ainda assim não decolou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Envolvendo religião com regionalismos, Porto dos Milagres também foi alvo de boicote e a emissora carioca não tem boas lembranças para guardar do folhetim.
2 – Velho Chico
Velho Chico foi uma novela que marcou os brasileiros, mas não no bom sentido. Nos capítulos finais da trama, o ator Domingos Montagner, protagonista do folhetim, morreu afogado nas águas do Rio São Francisco após gravar cenas com Camila Pitanga. Eles saíram para aproveitar o local, mas o ator foi traído pela correnteza. O fato chocou os telespectadores da Globo, que sentiram bastante a morte do ator.
Mas, antes mesmo da tragédia final, a novela não tinha agradado ao público e marcou índices precários de audiência para um horário nobre. A Globo, definitivamente, passará longe de escolher essa trama para uma possível reprise.
3 – O Sétimo Guardião
Protagonizada por Marina Ruy Barbosa e Bruno Gagliasso, a novela da vida real chamou mais atenção do público do que a história da novelinha em si. Trazendo de volta o realismo fantástico, O Sétimo Guardião não animou os telespectadores e deu um verdadeiro vexame na audiência, algo que a Globo quer esquecer o quanto antes.
Na época das gravações, vale lembrar que Marina Ruy Barbosa chegou a ser acusada de ser o pivô do fim do casamento entre o ator José Loreto e Débora Nascimento. A ruiva negou tudo e está firme e forte com seu marido, o piloto Alexandre Negrão.
4 – Paraíso Tropical
A novela da Globo que marcou uma virada na carreira da atriz Camila Pitanga fez o maior sucesso entre o público e animou a audiência do horário nobre. Trazendo em seu elenco nomes como Tony Ramos, Wagner Moura e Alessandra Negrini, o folhetim foi considerado um verdadeiro novelão e é pedido pelo público até os dias de hoje.
No entanto, um detalhe em especial impede a Globo de reprisar a novelinha. É porque não faltavam cenas quentes e de sexo quase explícitos, algo que hoje tem sido mais censurado e criticado na TV aberta, especialmente em tempos de pandemia, quando o contato pessoal deve ser cada vez mais cuidadoso.
5 – Salve Jorge
Escrita por Gloria Perez, a novela da Globo tinha tudo para dar o que falar, mas recebeu uma enxurrada de críticas. Especialmente a atriz Nanda Costa, que fazia a sua primeira protagonista. Ela não conseguiu defender bem sua personagem e não convenceu o público em seu par romântico com o ator Rodrigo Lombardi.
Vale lembrar que Vera Fischer, que estava na trama, chegou a reclamar publicamente da novela e alegar que não tinha um papel, já que sempre aparecia sentada em um escritório.