ISSO NENHUMA MANICURE TE CONTA: Conheça os 5 passos infalíveis para conquistar as unhas perfeitas e ainda fazer com que o esmalte dure por muito mais tempo
Além de um órgão funcional, as unhas também possuem uma importância estética. Afinal de contas, quando bem cuidadas, elas fazem toda a diferença no visual de qualquer pessoa e até mesmo passa uma boa impressão de asseio.
Em sua composição, a unha é formada basicamente de queratina, mas há também de proteínas, enxofre e cálcio. Segundo o portal Mutari, elas costumam apresentar um crescimento médio de 0,1 mm/dia nas unhas das mãos e sendo mais lento nas unhas dos dedos dos pés.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em boas condições, elas podem ser muito atraentes e refletem a saúde das mãos. Porém alguns cuidados extras podem ser feitos por você mesma, fazendo com que suas idas aos salões de beleza para deixa-las arrumadas se tornem cada vez mais mais esporádicos.
Unhas inquebráveis
Falando nisso, como estão as suas unhas nesse exato momento? Quebradiças e enfraquecidas ou saudáveis e fortes?
Se a sua resposta foi a primeira opção, saiba que as unhas costumam ser um forte indicativo de como anda a nossa saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal Profuse, a má alimentação, estresse e até mesmo alterações hormonais podem interferir na qualidade e resistência delas.
Sendo assim, existem algumas dicas que pode ajudar a deixa-las bem mais fortes, saudáveis e praticamente inquebráveis; Veja abaixo quais:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- 1. Prefira utilizar um removedor no lugar da acetona: Se você está acostumada a utilizar acetona para remover os esmaltes, saiba que esse produto, apesar de eficiente, costuma ser muito forte, podendo enfraquecer e tirar a proteção das unhas.
Sendo assim, opte sempre pelo removedor de esmaltes, além de leves eles são os mais indicados até mesmo se você tiver algum tipo de alergia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- 2. Evite tirar as cutículas: Apesar de muitas de nós darmos preferência para aquela unha quase sem cutícula, esse tipo de ação precisa de uma certa cautela. Isso porque a cutícula nada mais é do que a nossa proteção natural contra bactérias e fungos que possam vir a aparecer.
Sendo assim, o ideal é apenas empurrar as cutículas com uma espátula e retirar somente o excesso.
- 3. Deixe as unhas “respirarem”: Outra dica valiosa envolve a esmaltação. Por mais que a gente ame manter as unhas coloridas e brilhantes, o ideal é deixar a unha respirar pelo menos um dia sem uma nova camada de esmalte para que ela possa respirar.
Evite, inclusive, cutucar o esmalte antigo e tentar removê-lo sozinha, sem a ajuda de um removedor, isso pode danificar a superfície das unhas e enfraquecê-las.
- 4. Evite roer as unhas: Por mais difícil que possa ser para muitas pessoas (inclusive para essa que vos escreve), o hábito de roer as unhas pode ser fatalmente prejudicial para seu crescimento.
Uma dica é procurar manter as unhas sempre feitas, lixadas e cortadas, para tentar deixar esse hábito de lado cada vez mais. Afinal de contas o que os olhos veem o coração sente, ao se deparar com a unha bem feitinha, raramente sentirá vontade de destrui-las roendo.
- 5. Utilize uma base fortalecedora: Invista em uma boa base com vitaminas e complexos que irão fortalecer as suas unhas.
Mas e o esmalte? Como faço ele durar mais?
Agora que você já sabe as principais dicas de cuidados, vamos para a parte da esmaltação. Ao mesmo tempo que é prazeroso ver nossas unhas com aquela cor viva e pulsante ou em cores delicadas e primorosas, o pesadelo de ver o esmalte se esvair é algo que afeta a todas, não é mesmo?
Esse tipo de situação acaba fazendo a gente ter que esmaltar nossas unhas quase que toda semana. Porém, existem também algumas formas de fazer a esmaltação durar muito mais e isso manicure nenhuma te conta!
De acordo com o portal da Granado, uma marca especialista no assunto, as dicas para fazer o esmalte permanecer mais tempo em nossas unhas são:
- 1. Esfrie as unhas: Os esmaltes contêm substâncias voláteis em sua composição, que evaporam ao entrar em contato com o ar para facilitar a secagem. Quando esses componentes são forçados a evaporar mais rapidamente que o ideal, aquelas temidas bolinhas aparecem.
Isso ocorre quando esmaltamos as unhas perto de uma corrente de vento ou quando está muito calor. Por isso, uma excelente aposta é mergulhar as unhas em uma tigelinha de água gelada.
Isso porque esse hábito ajuda na fixação e na aparência do esmalte. E isso vale tanto para esmaltes suaves quanto para as cores mais fortes.
- 2. Use vinagre: O vinagre por sua vez, além de ser um elemento chave na cozinha, proporciona um excelente benefício para nossas unhas. Devido a sua poderosa adstringência ele remove qualquer sujidade da superfície da unha, fazendo o esmalte durar absurdamente mais
Além da beleza, você ainda fica longe de eventuais fungos. Basta umedecer uma bolinha de algodão com o vinagre e passá-la sobre as unhas. Espere secar bem antes de continuar o processo de manicure.
- 3. Lixe a unha e aplique base: As unhas precisam estar aparadas e polidas antes de receberem as camadas de esmalte. Isso porque caso você esteja com as unhas lascadas ou desniveladas, o produto vai descascar mais fácil.
4. Finalize com extrabrilho: Apesar de bons esmaltes do mercado possuírem uma duração melhor, as coberturas com extrabrilho fazem parte da finalização da pintura, pois ajudam a manter as unhas impecáveis, como se você tivesse saído na hora da manicure.
Fora isso, além de renovar o brilho e evitar que o esmalte descasque, a cobertura acelera a secagem do produto.
- 5. Proteja as mãos com luvas quando for mexer na água: Por fim é bom deixar claro que o contato demasiado com água abundante ( ainda mais se for quente) faz com que eles descasquem em uma rapidez impressionante.
Sendo assim a solução para isso é ainda mais simples do que qualquer outro truque: use luvas de borracha na hora de limpar a casa e lavar a louça.
Além de manter o esmalte bonito por mais tempo, você ainda cuida da pele das suas mãos, deixando-a longe dos produtos químicos de limpeza.
DICA EXTRA: Fique SEMPRE de olho na data de validade também, descartando esmaltes vencidos, ok?