AGORA!
5 passos infalíveis garantem isenção do IPVA em 2025 e aliviam bolso dos que tem mais de 18
07/10/2024 às 10h01
Confira cinco dicas para garantir a isenção do IPVA no ano de 2025
Nesta segunda-feira, 07, iremos mostrar cinco passos infalíveis que podem garantir a isenção do IPVA de 2025 e aliviar o bolso dos motoristas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O IPVA é o imposto cobrado anualmente, a partir de janeiro, pela propriedade de veículos como carros, caminhonetes, motos, ônibus e caminhões.
Pagamento
Por ser um imposto estadual, cada estado possuí regras próprias, referente a valores, tipos de parcelamentos, isenções e descontos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, as regras para isenção podem variam de estado para estado.
Mas, afinal, quem recebe isenção?
De acordo com o portal FDR, existem cinco maneiras para conseguir a isenção. São elas:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Veículos ecológicos;
- Pessoas com deficiências;
- Alguns trabalhadores;
- Veículos híbridos;
- Data de fabrica do veículo.
Carros ecológicos e híbridos
O carro elétrico ou híbrido pode dar o direito da isenção total ou parcial do IPVA. É comum que alguns estados incentivem os veículos sustentável.
Por exemplo, em São Paulo, o motorista pode ter desconto no imposto do carro elétricos ou movidos a hidrogênio.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Desconto de 99% até dia 29/11: Serasa crava alerta pra quem está com nome sujo se livrar da dívida em 2024
● Lula ciente e R$120 mil garantidos: Nova lei traz fim do IPVA à essa lista de CPFs
● Isenção colossal no IPVA em apenas 3 passos: CPF na nota garante beneficio exclusivo em 2024
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, quanto maior o valor do veículo, maior é o reembolso.
Para ter direito, o veículo deverá estar cadastrado no Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM), com o código que indique uso de eletricidade ou gás hidrogênio como combustível, de forma exclusiva ou em associação com outros combustíveis.
PCD
O teto para isenção de IPVA para PCD varia por estado. Em 2024, alguns estados definem R$ 70 mil, enquanto outros não possuem limite. Por isso, é importante consultar o valor específico do seu estado.
As doenças que garantem esse benefício podem variar, mas geralmente incluem problemas de mobilidade, visuais e outras condições que impeçam a pessoa de dirigir um veículo convencional ou veículos manuais.
Trabalhadores
Motoristas de táxi, aplicativos, transporte escolar, ônibus e caminhões podem estar isentos do IPVA, dependendo da legislação do seu estado.
Fabricação
De acordo com informações do portal Auto Esporte, a isenção não é padronizada e cada estado tem sua própria política. O tempo de fabricação para isenção varia de 10 a 30 anos.
- 10 anos de fabricação: Rio Grande do Norte e Amapá;
- 15 anos de fabricação: Distrito Federal, Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pará, Maranhão, Rondônia, Sergipe e Tocantins;
- 18 anos de fabricação: Mato Grosso;
- 20 anos de fabricação: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Acre e Alagoas;
- Não oferecem isenção nessa categoria: Minas Gerais e Roraima.
Como conseguir
Por fim, para descobrir se você tem direito à isenção do IPVA, o ideal é consultar o Detran ou a Secretaria da Fazenda do seu estado.
O portal poderá informar os requisitos necessários para conseguir a isenção do imposto.
Considerações finais
Em suma, inúmeros motoristas podem conseguir a isenção do IPVA, o desconto varia de acordo com a regra de cada estado.
Porém, na maioria dos casos, os estados garantem a isenção para pessoas com deficiência, carros ecológicos, trabalhadores do transporte e data de fabricação do veículo.
Como saber o valor do IPVA de 2025?
Por fim, para saber o valor do IPVA de 2025, o motorista pode verificar os detalhes no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), mediante o número do Renavam e placa do veículo.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]