5 passos para garantir em 2024 a sua CNH de graça em São Paulo
Se você está pensando em renovar sua carteira de habilitação ou tirar a sua primeira CNH, saiba que um novo projeto está circulando pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) que propõe novas regras e 5 requisitos para garantir o documento sem tirar um real do bolso.
Isso porque o projeto CNH Social 2024 pode ajudar você a se tornar um futuro habilitado. O programa oferece descontos e condições especiais de pagamento, é um projeto do governo e é de graça. Apesar de aprovado pelo governo Federal, o programa é uma iniciativa de alguns estados brasileiros e não possui uma regra única válida no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, de modo geral, o projeto funciona como um auxílio para que motoristas de baixa renda tirem a primeira habilitação nas categorias A e B (moto e carro) ou façam a mudança da categoria B para D (ônibus). Ele inclui a formação, a qualificação e a habilitação profissional de condutores.
Para participar, é preciso atender 5 condições socioeconômicas e participar de um processo de seleção. Os interessados devem entrar no site do Detran do seu Estado para saber se ele participa do programa CNH Social e, em caso positivo, informar-se sobre o que é preciso para participar do processo seletivo.
Vale ressaltar que para o próximo ano, segundo o Detran de São Paulo, teve uma mudança em suas regras, e a partir de agora, o condutor habilitado não está mais limitado à regularização do documento com 30 dias de antecedência mínima, com a nova regra, esse pedido poderá ser feito a qualquer tempo no estado paulista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais são os requisitos para se inscrever no projeto em SP?
- Possuir mais de 18 anos;
- Ter pelo menos 21 anos e possuir habilitação a mais de 2 anos, caso deseje solicitar uma troca de categoria;
- Possuir cadastrado no CadÚnico, que serve para benefícios sociais;
- Não ter ocorrido em nenhuma infração de trânsito (no caso da renovação);
- Possuir renda mensal na família no máximo de dois salários e meio.