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Idosos 60+ em êxtase: 5 passos simples para aposentados conseguirem isenção do IPTU hoje (27)

27/12/2024 às 21h15

Por: Lucas Brito
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Entenda como funciona isenção do IPTU (Foto: Divulgação)

Parte da população mais velha pode pedir pelo abono do imposto

No início de 2025, o IPTU entrará para a lista de preocupações daqueles que têm casa própria. O valor, como manda a regra, varia para cada tipo de residência, podendo ser estipulado já nesta sexta-feira, dia 27.

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Porém, os aposentados e pensionistas do INSS podem recorrer do pagamento. Segundo a Secretaria da Fazenda, se o beneficiário possuir um único imóvel residencial em seu nome e não tiver renda acima de 5 salários mínimos, ele pode entrar com um pedido de abono.

INSS
O INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões, entre outros (Foto: Agência Brasil)

Ainda assim, cada município possui suas próprias regras. Na maioria deles, o valor da residência em questão também não deve ultrapassar as faixas entre R$ 800 mil e R$ 1 milhão. Já sobre o pedido, o cidadão deve ir pessoalmente à prefeitura, onde comprovará que se enquadra nos requisitos.

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Apesar de ser mais uma conta incômoda ao bolso, o IPTU tem uma função importante aos governos municipais. Em teoria, as arrecadações servem para melhorias da região em que a casa do morador está registrada, como obras de infraestrutura, além de educação e saúde.

O cálculo também ocorre em cima de uma estimativa do preço em que o imóvel poderia alcançar nas condições atuais do mercado, podendo mudar a cada ano. Aqueles que deixam de pagar, passam a acumular juros e multas, ficando, inclusive, registrados na lista de dívida ativa do poder público.

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IPTU, INSS, Idosos
Valor cobrado do IPTU pode ter isenção para longa lista de idosos brasileiros (Foto: Divulgação)

Afinal, como conseguir isenção no IPTU?

  • A conta deve estar no nome do requerente;
  • Tenha em mãos a cópia do documento que comprove a titularidade do imóvel, como escritura, registro, contrato de compra e venda, carta de sentença, entre outros.
  • Se o proprietário já faleceu, é preciso ter uma cópia formal de partilha. Ou, então, a certidão de óbito.
  • Não possuir outro imóvel;
  • Utilizá-lo como residência, não havendo locação ou comércio no local.
IPTU
O IPTU é cobrado todos os anos, mas valor varia para cada tipo de residência (Foto: Agência Brasil)

Conclusão

O pedido acontece na sede da prefeitura, onde serão necessárias todas as comprovações de que o solicitante se enquadra nas regras. Entre os documentos, aparecem as certidões residenciais e pessoais do titular, garantindo facilidade no processo.

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Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

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