Aprenda agora sobre como garantir o seu saldo retido do FGTS em apenas 5 passos online
O FGTS, em síntese, serve aos trabalhadores brasileiros como uma espécie de poupança compulsória na Caixa, acumulando valores que a serem usados em determinadas situações.
Na prática, cada empregador deve depositar 8% do salário mensal do funcionário em uma conta específica, além de considerar abonos, comissões, adicionais, e outros rendimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem tem direito ao Saque FGTS?
No que diz respeito aos trabalhadores que tem direito ao saque, de acordo com informações do portal da Caixa, a funcionalidade está disponível a todos os trabalhadores que se enquadrem em uma das modalidades de Saque previstas na Lei e que possuam valor liberado para saque, inclusive os aposentados, a partir de janeiro de 2020.
Assim, para sacar o lucro do FGTS, você deve se enquadrar em uma das condições de saque permitidos, como demissão sem justa causa, aposentadoria, aquisição de imóvel, entre outras.
O lucro do FGTS é somado ao saldo existente na conta, podendo ser sacado junto com o saldo principal nas condições previstas na lei.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais são os requisitos para sacar o FGTS?
Confira, abaixo, as condições e documentos necessários para cada motivo de saque do FGTS
- Demissão sem justa causa.
- Termo do contrato por prazo determinado.
- Rescisão por acordo entre trabalhador e empregador.
- Rescisão por falência, falecimento do empregador individual, empregador doméstico ou nulidade do contrato.
Todo trabalhador pode sacar parte do seu FGTS ou até o valor total mesmo trabalhando, dependendo da situação. O que acontece é que a modalidade mais conhecida de retirada desse fundo é o saque-rescisão, que só pode ser feito quando o funcionário é demitido sem justa causa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Saldo retido no FGTS
Em síntese, algo que muita gente não sabe, é que existe a possibilidade do seu salgo FGTS de empregos anteriores acabarem sendo retidos. Contudo, temos a solução para isto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, nesta quarta-feira (27), vocês irão saber quais são os 5 passos online para sacar o seu saldo retido no FGTS pelo aplicativo.
Em síntese, para sacar o FGTS retido de empregos anteriores, acesse o app do FGTS e faça login com CPF e senha. Em seguida, clique em “Meus Saques” e depois em “Outras situações de saque”.
Escolha o motivo do saque, verifique as informações e selecione “Solicitar saque”. Por fim, envie a documentação necessária para completar o processo.
Considerações finais
O Fundo de garantia sem dúvidas é um dos mais importantes direito do trabalhador brasileiro. Com o fundo, o trabalhador tem a oportunidade de formar um patrimônio, que pode ser sacado em momentos especiais, como o da aquisição da casa própria ou da aposentadoria e em situações de dificuldades, que podem ocorrer com a demissão sem justa causa ou em caso de algumas doenças graves.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS NOTÍCIAS SOBRE O FGTS.