É necessário tomar uma série de precauções para não cair em golpes e fraudes nos postos de combustível; saiba a seguir
Nos últimos anos, foi recorrente encontrar notícias na imprensa sobre chips que alteram a quantidade de combustível que sai das bombas, impactando diretamente no valor gasto pelo motorista para poder encher o tanque. É necessário tomar algumas medidas para não ser passado para trás por postos de gasolina. Confira a seguir uma lista de cinco atitudes para se precaver.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Ipen-SP, houve um flagra de 55 postos com alterações nas bombas em menos de um ano, sendo 45 na capital e 10 no interior. É por isso que a primeira medida a se tomar é desconfiar do preço do posto muito abaixo da média do mercado.
Esses postos costumam ficar vazios durante o dia, por isso as chances de haver fraude é muito grande. Já em outros horários, há veículos de frota nesses estabelecimentos, que podem pagar muito mais para receber menos combustível no tanque.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O segundo alerta é para o cliente verificar o visor da bomba e depois olhar o nível no marcador do carro. É possível realizar comparações futuras, dependendo da quantidade de combustível que se coloca na automóvel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
DESCONFIANÇAS
Caso desconfie que estabelecimentos tem capacidade muito acima do tanque, o cliente pode pedir para fazer uma averiguação no balde específico do Inmetro, que todo posto é obrigado a ter. O combustível colocado tem de bater com o marcador do galão.
É importante manter uma certa constância para realizar a reposição do tanque no mesmo posto. Qualquer alteração pode indicar fraude, mas se não houver, é importante para evitar cair em chances de levar golpes em outros estabelecimentos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PARA QUE NÚMERO SE FAZ DENÚNCIAS?
A quinta e última medida, é sobre levar denúncias à diante. Caso haja suspeitas, é necessário denunciar para a ANP: 0800 970 0267. Outro número também pode ser usado: 0800 013 0522.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE