Saiba quais são os 5 passos vitais que idosas 60+ devem fazer desde já para auxiliar no processo da eliminação da gordura no fígado
O fígado é um dos órgãos mais vitais do nosso organismo, responsável por processar nutrientes, metabolizar medicamentos e eliminar toxinas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, quando ele é sobrecarregado com gordura, pode levar a uma condição conhecida como esteatose hepática, ou fígado gorduroso.
Segundo o blog da Dr Karina Timpani, a condição pode ser classificada em:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Alcoólica (provocada pelo consumo excessivo de álcool)
- não alcoólica (provocada por diversos hábitos não saudáveis)
Perigos:
Essa condição é potencialmente perigosa, ainda mais para idosas 60+, pois pode desencadear em:
- Cirrose hepática;
- Aparecimento de câncer do fígado;
- Insuficiência do órgão
- Complicações que levam à necessidade de transplante de fígado.
Além disso, a esteatose hepática não alcoólica e a esteato-hepatite aumentam o risco de doenças cardiovasculares, como:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Infarto do coração;
- Derrame cerebral;
- Problemas renais;
- Outros tipos de tumores
O que aumenta ainda mais o grau de perigo quando atinge essa faixa etária.
Hábitos que ajudam
Porém, de acordo com o portal Catraca Livre, existe 5 passos fundamentais que auxiliam na eliminação dessa gordura no fígado e que você deve fazer ainda hoje:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAS ATENÇÃO! Antes de revelarmos os processos, é bom frisar que eles apenas complementam os cuidados, ou seja, NÃO CURAM doenças! Sendo assim, o ideal é SEMPRE procurar uma orientação médica e JAMAIS se automedicar/diagnosticar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Alimentação saudável: Uma das formas mais eficazes de eliminar a gordura no fígado é por meio de uma dieta balanceada e rica em nutrientes. Substituindo gorduras saturadas por gorduras insaturadas mais saudáveis, como aquelas presentes em azeite de oliva, peixes, sementes de linhaça e nozes.
- Perder peso gradualmente: O excesso de peso é um dos principais fatores de risco para a gordura no fígado, especialmente a gordura visceral, que se acumula ao redor dos órgãos. Sendo assim, perder peso de forma gradual pode reduzir significativamente a quantidade de gordura no fígado e melhorar a função hepática.
- Praticar atividade física regular: A prática de exercícios físicos é fundamental para eliminar a gordura no fígado, caminhadas, corrida, ciclismo e musculação ajudam a queimar calorias, melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir o acúmulo de gordura no corpo, incluindo no fígado.
- Evitar bebidas alcoólicas: Não é segredo pra ninguém que o álcool pode ser um veneno para o fígado, ainda mais para pessoas com esteatose hepática. Portanto, a principal recomendação é parar de beber por completo ou reduzir drasticamente o consumo.
- Controle de diabetes e a resistência à insulina: Manter o controle adequado da glicemia, seja por meio de medicação, alimentação ou prática de exercícios, é essencial para prevenir e reverter a esteatose hepática.
Quais são os sintomas da doença hepática gordurosa?
Geralmente, um fígado gorduroso costuma ser um problema silencioso, ou seja, as pessoas descobrem seu fígado gorduroso apenas com exames médicos por outros motivos.
A esteato-hepatite não alcoólica, ou NASH, pode danificar seu fígado por anos ou até décadas sem causar nenhum sintoma.
Caso haja piora no quadro, você pode sentir fadiga, perda de peso, desconforto abdominal, fraqueza e confusão.
Conclusões finais:
O fígado gorduroso, é uma condição que pode levar a complicações graves, como cirrose e até câncer hepático, sendo ainda mais perigosa em idosas de 60 anos ou mais.
Adotar hábitos saudáveis, como se alimentar corretamente, perder peso gradualmente, praticar exercícios, reduzir ou banir o consumo de álcool e controlar diabetes, são medidas eficazes para combater o acúmulo de gordura no fígado.